Portal PRESSEM

Servidores de Boa Vista se tornam multiplicadores no combate ao Aedes nos bairros da cidade
Saúde

Servidores de Boa Vista se tornam multiplicadores no combate ao Aedes nos bairros da cidade

11/07/2019
Jéssica Ferri

A Prefeitura de Boa Vista tem encarado o Aedes aegytpi com força total através de ações intensivas de combate pela capital. Para reforçar essa luta, o trabalho também começa em casa através do projeto 10 Minutos Contra o Aedes, que leva orientações aos servidores dentro dos órgãos municipais. Nesta quinta-feira (11), os agentes encerraram as visitas do projeto com uma ação na Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).

Nos últimos quatro meses, a equipe da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) visitou 18 secretarias municipais com ações do projeto 10 Minutos em parceria com o Programa Servidor de Valor. Durante as visitas, os agentes de Combate às Endemias orientaram os servidores de forma didática sobre como identificar os criadouros e fazer a eliminação nas casas.

De acordo com a diretora da UVCZ, Maria da Conceição, o objetivo é orientar os servidores para que eles se tornem multiplicadores das informações de combate ao mosquito dentro da comunidade e na família.

“Os servidores que passam o dia no trabalho podem aprender as informações essenciais para combater o mosquito e repassar as informações aos familiares que estarão em casa, aos amigos, aos vizinhos criando uma rede importante de disseminação de informações que podem até mesmo impedir que o mosquito chegue a nascer”, destaca.

Maria da Conceição - Diretora da UVCZ

As equipes palestraram nas secretarias e também a abordagem de sala em sala nos setores com materiais educativos. Também foi disponibilizada uma lupa para a demonstração do ciclo de vida do mosquito.

Mais de 500 servidores receberam as orientações nas secretarias. Entre as informações, também foi falado sobre a importância da população permitir a entrada dos agentes de endemias nas casas para fazer a reverificação dos quintais.

Na ação da SMSA, a coordenadora de saúde Patrícia Carlos Pinheiro participou da palestra e ficou atenta às orientações. “Para nós que passamos o dia fora é muito importante saber sobre como podemos contribuir para o combate ao mosquito. Tenho uma bebê e me preocupo muito com o bem-estar dela. Por isso, vou colocar em prática as orientações dos 10 minutos na minha casa”, comentou.

Patrícia Carlos Pinheiro - Coordenadora de saúde

Segundo Samuel Garça, coordenador do Núcleo de vetores e doenças transmitidas por vetores, a população tem um papel indispensável no combate ao mosquito e esse compromisso deve ser levado a sério.

“A prefeitura tem feito sua parte diariamente, sempre buscando parcerias, investindo na orientação dos munícipes nas visitas domiciliares onde também é feito o trabalho de controle larvário, eliminação mecânica dos criadouros e tratamento químico, mas todo esse trabalho não será suficiente se a população não adotar hábitos mais responsáveis para evitar a proliferação do Aedes dentro dos próprios quintais”, enfatiza Samuel.

Samuel Garça - C oordenador do Núcleo de vetores e doenças transmitidas por vetores

A importância do projeto

O projeto 10 Minutos contra o Aedes Aegypti foi idealizado incialmente para acontecer nas escolas municipais em 2018, sensibilizando a comunidade escolar e os alunos sobre a contribuição de cada um na prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito.

Este ano, o projeto foi levado também às secretarias municipais. Segundo o secretário de saúde, Cláudio Galvão, o projeto leva em conta que com apenas 10 minutos semanais as pessoas podem eliminar os criadouros, evitando que os mosquitos se reproduzam na água parada.

Cláudio Galvão - Secretário municipal de saúde

“Uma vista de 10 minutos no quintal de casa é essencial para proteger não só a família daquela residência, mas também toda a vizinhança. Incentivar e orientar as pessoas sobre como elas podem contribuir para combater o mosquito é muito importante para fortalecer o trabalho que já é feito todos os dias pelos agentes nas visitas domiciliares”, diz.

Notícias Relacionadas

Prefeitura reforça importância da prevenção contra as hepatites virais
Saúde

Prefeitura reforça importância da prevenção contra as hepatites virais

A ideia é reforçar os cuidados e os serviços disponibilizados na rede

28/07/2021
Prefeitura de Boa Vista
Telemedicina -  Projeto beneficia mais de 200 pacientes da rede municipal com consultas especializadas
Saúde

Telemedicina - Projeto beneficia mais de 200 pacientes da rede municipal com consultas especializadas

Projeto implantado pela Prefeitura de Boa Vista, em março deste ano, a Assistência Médica Especializada por Telemedicina (Amete) já beneficiou 208 pacientes da rede municipal de saúde, nas sete especialidades de atendimentos (veja abaixo).

21/07/2021
Prefeitura de Boa Vista
Convite - Prefeitura empossa novos servidores da  Saúde  nesta quinta – feira, 29
Saúde

Convite - Prefeitura empossa novos servidores da Saúde nesta quinta – feira, 29

A Prefeitura de Boa Vista empossa nesta quinta-feira, 29, mais 29 aprovados no concurso público da Saúde realizado em 2019, para completar o quadro de profissionais do município. Esses profissionais vão reforçar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), Hospital da Criança Santo Antônio e Unidades Especializadas.

29/07/2021
Prefeitura de Boa Vista