Fotos: https://www.flickr.com/photos/
Na Capital da Primeira Infância, a atenção à saúde infantil é uma prioridade nas ações desenvolvidas pela Prefeitura de Boa Vista. Por isso, nesta terça-feira (25), os profissionais e parceiros da Unidade Básica de Saúde do bairro Liberdade promoveram a ação mensal do grupo de puericultura, que visa promoção à saúde, prevenção de agravos e de assistência à criança.
A ideia é que os pequenos se desenvolvam e cresçam de forma saudável e se tornem adultos com qualidade de vida. Mães e pais participaram de diversas atividades junto com seus filhos, como pintura no rosto, atualização do cartão de vacina, consulta médica, brincadeiras lúdicas, além da massagem indiana shantala , que auxilia no vínculo afetivo entre mãe e bebê.
Thayanne Gonçalves, 19, levou o filho Miguel, de seis meses, pela primeira vez no grupo. Ela afirma que é uma ótima oportunidade de aprender muita coisa, pois esse é o primeiro filho.
“Ajuda muito porque nesses momentos nós recebemos muitas orientações e dicas. Aprendemos a fazer massagem nos bebês, que a gente não sabe, isso facilita bastante principalmente para quem é mãe pela primeira vez, como eu”.
Isabelly Suenne Araújo Macedo, 22, levou a pequena Lana de três meses para receber a massagem e se vacinar. “É muito bom. Relaxa bastante a criança, que vez ou outra, fica estressada e os profissionais aqui tem muita paciência com a gente. Nos ensinam e dão dicas valiosas”.
Além de receberem pais e crianças em uma grande festa de confraternização, os profissionais se caracterizam e brincam junto às crianças. A ação tem a parceria dos acadêmicos de medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e de enfermagem da Universidade Paulista (UNIP).
“Periodicamente, nós realizamos esse encontro maior com eles, com a finalidade de integrar e buscar a qualidade no desenvolvimento e crescimento das crianças, fazendo com que eles brinquem, aprendam e cuidem da saúde, além de fortalecer o vínculo com a comunidade local”, destaca a enfermeira, Ivanilsa Alves Costa.
A ideia é reforçar os cuidados e os serviços disponibilizados na rede
Projeto implantado pela Prefeitura de Boa Vista, em março deste ano, a Assistência Médica Especializada por Telemedicina (Amete) já beneficiou 208 pacientes da rede municipal de saúde, nas sete especialidades de atendimentos (veja abaixo).
A Prefeitura de Boa Vista empossa nesta quinta-feira, 29, mais 29 aprovados no concurso público da Saúde realizado em 2019, para completar o quadro de profissionais do município. Esses profissionais vão reforçar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), Hospital da Criança Santo Antônio e Unidades Especializadas.