Mais fotos no link: https://www.flickr.com/gp/
À véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, com emorado nesta quarta-feira, 5 , a Escola Municipal Balduí no Wottrich dá um grande exemplo de conscien tização e preservação ambiental, a través do projeto "Brincando e Aprendendo com o Meio Ambiente: Vivências na Horta Escolar ".
A unidade escolar, localizada na zona rural de Boa Vista , criou uma horta , que se tornou um espaço de ótimas aulas ao ar livre onde os alunos vivenciam experiências com o plantio e cultivo de plantas alimentícias. É composta com 12 canteiros de horta liças e especiarias de pimentas e está recebendo legumes como cenoura, beterraba , batata-doce e cebola de cabeça.
Tudo o que é colhido vai direto para as panelas da cantina e servido aos alunos da escola, que além de aprender sobre plantio e colheita tem na mesa uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos. A aluna Rayla Moraes, 9 anos, estava empolgada durant e a plantio de legumes, dizendo o quanto é importante alimentos como o que está sendo plantado na horta.
“ É melhor tirar do próprio plantio do que comprar em outro lugar, porque não sabemos se eles colocaram outra coisa. Aqui na nossa horta é um produto orgânico, sem veneno e é mais saudável do que comprar de qualquer supermercado” , declarou.
O projeto criado em 2017, hoje é uma verdadeira sala de aula para os mais de 500 alunos da unidade. Segundo o professor Paulo Eduardo Santos, coordenador do projeto, a horta escolar é um importante instrumento de aprendizagem sobre o meio ambiente.
“ Desde 2017 que a horta é um projeto da escola. Esse ano ela foi remodelada para trabalhar mais a conscientização, como cultivar e plantar. Então surgiu dessa necessidade de falar sobre o meio ambiente. Muitos alunos têm pais que trabalham com hortas e o projeto é uma vivência para eles ” , disse.
Uma minibiblioteca foi montada com um acervo de mais de 350 livros de literatura infantil, disponível para o empréstimo dos alunos
A responsável pela pasta, Lucivane Freitas, destacou os investimentos, melhorias e destaques que marcaram o período de janeiro a abril, na presença de sete vereadores da casa.
A secretária municipal de Educação, Lucivane Freitas, destacou os investimentos, melhorias e destaques que marcaram o período de setembro a dezembro do ano passado.