Portal PRESSEM

Alunos de Boa Vista recebem orientações de prevenção contra violência
Saúde

Alunos de Boa Vista recebem orientações de prevenção contra violência

29/05/2019

A prefeitura de Boa Vista levou até a Escola Municipal Ioládio Batista da Silva uma ação especial do Programa Saúde na Escola (PSE), nesta quarta-feira, 29, no bairro São Bento. As atividades aconteceram nos intervalos das aulas com palestra e vídeos abordando sobre prevenção à violência na escola, além de atendimento médico, vacinação contra a gripe e testes rápidos

As ações foram desenvolvidas pelas equipes da Unidade Básica de Saúde Rubeldimar Maia, atendendo alunos, professores e demais servidores da escola. O tema abordado envolve os diversos tipos de violência tanto psicológica, física, moral, patrimonial (depredação dos bens), verbal e violência doméstica.

O desenvolvimento do tema ficou por conta da psicóloga do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Ingrid do Valle. Segundo a profissional, esse é um tema bastante importante, pois boa parte das crianças e adolescentes vivencia e acaba refletindo essa situação no ambiente escolar.

- Ingrid do Valle - psicóloga do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF)

“Tratamos sempre de temas relevantes e importantes para a comunidade. Abordamos as situações vivenciadas por boa parte de crianças e adolescentes, pois queremos conscientizar e sensibilizar não somente as crianças, mas pais e responsáveis e a comunidade escolar sobre esse tema e as consequências dessa situação, que acaba prejudicando o rendimento dessa criança dentro da escola, a prevenção à violência é assunto de todos”.

Enquanto os alunos recebiam as informações na palestra, outras turmas passavam pelo atendimento médico e avaliação odontológica, com escovação supervisionada e aplicação de flúor. Os alunos e professores também foram vacinados contra a contra gripe.

A vice-diretora da escola, Fernanda Lima de Souza agradeceu a parceria da unidade de saúde e diz que essa é a terceira ação na escola, para trabalhar um tema importante. “É importante tratar desse tema em nossa comunidade escolar e não somente com os alunos, mas com pais e responsáveis, temos feito um trabalho intenso para evitar outras consequências que acabam prejudicando o rendimento dos alunos”.

Programa Saúde na Escola PSE – Tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção à saúde, de prevenção de doenças e agravos e de atenção à saúde, prevenindo doenças e vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças e jovens da rede pública de ensino.

Notícias Relacionadas

Prefeitura reforça importância da prevenção contra as hepatites virais
Saúde

Prefeitura reforça importância da prevenção contra as hepatites virais

A ideia é reforçar os cuidados e os serviços disponibilizados na rede

28/07/2021
Prefeitura de Boa Vista
Telemedicina -  Projeto beneficia mais de 200 pacientes da rede municipal com consultas especializadas
Saúde

Telemedicina - Projeto beneficia mais de 200 pacientes da rede municipal com consultas especializadas

Projeto implantado pela Prefeitura de Boa Vista, em março deste ano, a Assistência Médica Especializada por Telemedicina (Amete) já beneficiou 208 pacientes da rede municipal de saúde, nas sete especialidades de atendimentos (veja abaixo).

21/07/2021
Prefeitura de Boa Vista
Convite - Prefeitura empossa novos servidores da  Saúde  nesta quinta – feira, 29
Saúde

Convite - Prefeitura empossa novos servidores da Saúde nesta quinta – feira, 29

A Prefeitura de Boa Vista empossa nesta quinta-feira, 29, mais 29 aprovados no concurso público da Saúde realizado em 2019, para completar o quadro de profissionais do município. Esses profissionais vão reforçar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), Hospital da Criança Santo Antônio e Unidades Especializadas.

29/07/2021
Prefeitura de Boa Vista