Portal PRESSEM

Servidoras de Boa Vista ministram treinamento em Belém para profissionais de saúde
Saúde

Servidoras de Boa Vista ministram treinamento em Belém para profissionais de saúde

16/05/2019

Desde o surto de sarampo em fevereiro de 2018, a Prefeitura de Boa Vista iniciou um trabalho contínuo para evitar que a doença se espalhasse. Hoje, a capital é considerada referência em resposta rápida contra a doença no Brasil. Esse é o foco dado por duas representantes da saúde municipal que estão ministrando um treinamento em Belém (PA), voltado a profissionais da área de saúde.

O evento é promovido pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), com foco na elaboração ações mais eficientes aos surtos de sarampo e rubéola na fase pós-eliminação. Representando Boa Vista estão as servidoras Thalita Siqueira, coordenadora de Vigilância das Doenças Transmissíveis e a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Roberta Calandrini.

Segundo Thalita, esses treinamentos só podem ser ministrados por profissionais que foram capacitados a nível nacional, que é o caso delas, que têm se destacado na execução e planejamento das estratégias contra o sarampo em Boa Vista.

- Thalita Siqueira - C oordenadora de Vigilância das Doenças Transmissíveis

“É uma satisfação muito grande hoje estarmos representando a nossa capital, entre os cinco monitores capacitados em nível nacional. Estamos repassando o nosso conhecimento e experiências vivenciadas durante o período de surto em nosso Estado e como fizemos para amenizar e controlar toda essa situação, que hoje, graças aos esforços e trabalho de todos, está controlada em Boa Vista”, disse.

Hoje, o Brasil busca nova certificação de país livre do sarampo, após a reintrodução da doença nos estados de Roraima, Amazonas e Pará. No entanto, em Boa Vista continua o trabalho de vigilância ativa.

Atualmente há 24 casos notificados na capital, 16 deles foram descartados e um confirmado. A vacina contra a doença está disponível em todas as unidades básicas de saúde que possuem sala de vacina.

Notícias Relacionadas

Prefeitura reforça importância da prevenção contra as hepatites virais
Saúde

Prefeitura reforça importância da prevenção contra as hepatites virais

A ideia é reforçar os cuidados e os serviços disponibilizados na rede

28/07/2021
Prefeitura de Boa Vista
Telemedicina -  Projeto beneficia mais de 200 pacientes da rede municipal com consultas especializadas
Saúde

Telemedicina - Projeto beneficia mais de 200 pacientes da rede municipal com consultas especializadas

Projeto implantado pela Prefeitura de Boa Vista, em março deste ano, a Assistência Médica Especializada por Telemedicina (Amete) já beneficiou 208 pacientes da rede municipal de saúde, nas sete especialidades de atendimentos (veja abaixo).

21/07/2021
Prefeitura de Boa Vista
Convite - Prefeitura empossa novos servidores da  Saúde  nesta quinta – feira, 29
Saúde

Convite - Prefeitura empossa novos servidores da Saúde nesta quinta – feira, 29

A Prefeitura de Boa Vista empossa nesta quinta-feira, 29, mais 29 aprovados no concurso público da Saúde realizado em 2019, para completar o quadro de profissionais do município. Esses profissionais vão reforçar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), Hospital da Criança Santo Antônio e Unidades Especializadas.

29/07/2021
Prefeitura de Boa Vista