As experiências de prevenção do Projeto Crescer foram compartilhadas durante a roda de conversa “Adolescência, violência e vulnerabilidade” , evento promovido pelo Unicef Brasil ( Fundo das Nações Unidas para a Infância ) com apoio da Defensoria Pública Estadual, que ocorreu nesta sexta -feira, 29, na sede da defensoria e contou com a participação de profissionais da rede de proteção à criança e adolescente de Roraima.
O secretário municipal adjunto de Gestão Social, Moacir Collini, foi um dos convidados e falou sobre a “Resposta do poder público no enfrentamento da violência de adolescentes em Boa Vista”. Ele contou a história do projeto, desde o planejamento, implantação, motivação, seus ciclos de enfrentamento e como a Prefeitura de Boa vista tornou o projeto um caso de sucesso.
O Crescer é uma política pública reconhecida por sua eficácia e resultados. O Projeto já foi premiado diversas vezes incluindo prêmios nacionais. A atuação da gestão municipal com os jovens integrantes do projeto, fez com que o secretário fosse convidado à participar da roda de conversa.
“Estou representando a prefeitura, o Projeto Crescer, apresentando a resposta que o poder público, através das gestões da prefeita Teresa Surita tem disponibilizado para o enfrentamento da violência e a vulnerabilidade entre os jovens”, contou o secretário Moacir Collini.
A roda de conversa contou ainda com a participação de Roney Cruz - Chefe da Divisão de Inteligência e Captura ( DICAP/RR), Geysa Pimentel - Pró-reitora de pesquisa e pós graduação da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e teve como mediador, Thiago Altamirano – Defensoria Pública do Ceará.
Crescer – O Projeto Crescer foi implantado em 2001, na gestão da prefeita Teresa Surita. Atualmente atende 500 jovens com idade entre 15 a 21 anos, em situação de risco e vulnerabilidade social. São oferecidas 8 oficinas laborais. Os alunos recebem lanche e almoço pela manhã, lanche e jantar no período da tarde, fardamento, bolsa de R$ 180 e vale transporte.
Mais fotos no link:
https://www.flickr.com/photos/170294565@N07/albums/72157677459279737
A Prefeitura de Boa Vista lançou, neste domingo, 8, Dia dos Pais, a campanha “Mês da Primeira Infância” e o “Pacto pela Paternidade Boa”. Durante todo o mês de agosto, serão promovidas boas práticas para a mudança de comportamento e incentivo ao fortalecimento de vínculos entre pais, filhos e família.
Conheça a iniciativa da Prefeitura de Boa Vista para fortalecer os vínculos entre pais e filhos
A obra feita com recursos próprios do município contemplou diversos serviços estruturais, construção de novos espaços e ampliação de áreas já existentes