Portal PRESSEM

Saúde - Prefeitura reforça ações de combate à tuberculose na capital
Saúde

Saúde - Prefeitura reforça ações de combate à tuberculose na capital

26/03/2019

A Prefeitura de Boa Vista iniciou nesta semana as ações de combate à tuberculose nas unidades básicas de saúde e também nos abrigos de imigrantes da capital. Nos abrigos, a ação conta com a parceria da Operação Acolhida. Asatividades fazem parte da campanha nacional que acontece no período de  25 a 29 de março.

O Boletim Epidemiológico da tuberculose em Boa Vista mostra que a incidência da doença cresceu na capital nos últimos anos, com um salto considerável em 2017 e 2018. O boletim serve para nortear os profissionais da saúde sobre as ações de intervenção para controle da doença.


Em 2018, foram notificados 154 casos novos de tuberculose em pacientes residentes em Boa Vista. Destes, 44 são pacientes venezuelanos, sendo 21 deles moradores de abrigos de imigrantes.

O coordenador do programa municipal de controle da tuberculose e hanseníase, Luiz Henrique da Silva Junior, ministrou a palestra na tarde desta segunda-feira no abrigo Latife Salomão. Ele destacou que a campanha deste ano tem o objetivo de intensificar as ações dentro dos abrigos.

“Este ano vamos atuar de forma mais intensa nos abrigos por conta da aglomeração de pessoas nesses locais, que muitas das vezes chegam já debilitados imunologicamente e estão mais propícias a adquirir a doença. Então esse trabalho de conscientização e busca ativa de casos e orientações sobre o que eles podem fazer para tratar a doença é de fundamental importância”, explicou Luiz.

Sonora: Luiz Henrique da Silva Junior - co ordenador do programa municipal de controle da tuberculose e hanseníase.


O casal de venezuelanos YandresDios, 20, e Juan Del Vall, 22, acompanharam as orientações sobre as formas de transmissão da tuberculose, cuidados e diagnóstico da doença. Os dois também aproveitaram para fazer o exame.

“Muito boas as informações e oportunidade de conhecer um pouco mais da doença, estávamos tossindo há alguns dias e aproveitamos para fazer o exame”.


Diagnóstico e prevenção

A tuberculose pode ser diagnosticada através dos exames de baciloscopia, teste rápido molecular para tuberculose e cultura para micobactéria, que dependem da quantidade e da qualidade da amostra de escarro para que os resultados sejam confiáveis.

A coleta adequada de escarro, realizada nas unidades básicas de saúde, é fundamental no acompanhamento do tratamento dos casos de Tuberculose bacilífera mensalmente.

O tratamento da doença também está disponível na rede municipal de saúde e deve ser realizado sem interrupção. Com o tratamento, a chance de cura é garantida.

Uma das principais formas de prevenir a tuberculose é a administração da vacina BCG (BacillusCalmette-Guérin), que previne alguns tipos específicos da doença, que é ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) e administrada nos primeiros anos de vida de uma pessoa, além de avaliação dos contatos dos pacientes em tratamento; evitar locais com aglomeração de pessoas e manter o ambiente ventilado.

Fotos no link: https://www.flickr.com/photos/ 170294565@N07/albums/ 72157707793631224

Notícias Relacionadas

Prefeitura reforça importância da prevenção contra as hepatites virais
Saúde

Prefeitura reforça importância da prevenção contra as hepatites virais

A ideia é reforçar os cuidados e os serviços disponibilizados na rede

28/07/2021
Prefeitura de Boa Vista
Telemedicina -  Projeto beneficia mais de 200 pacientes da rede municipal com consultas especializadas
Saúde

Telemedicina - Projeto beneficia mais de 200 pacientes da rede municipal com consultas especializadas

Projeto implantado pela Prefeitura de Boa Vista, em março deste ano, a Assistência Médica Especializada por Telemedicina (Amete) já beneficiou 208 pacientes da rede municipal de saúde, nas sete especialidades de atendimentos (veja abaixo).

21/07/2021
Prefeitura de Boa Vista
Convite - Prefeitura empossa novos servidores da  Saúde  nesta quinta – feira, 29
Saúde

Convite - Prefeitura empossa novos servidores da Saúde nesta quinta – feira, 29

A Prefeitura de Boa Vista empossa nesta quinta-feira, 29, mais 29 aprovados no concurso público da Saúde realizado em 2019, para completar o quadro de profissionais do município. Esses profissionais vão reforçar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), Hospital da Criança Santo Antônio e Unidades Especializadas.

29/07/2021
Prefeitura de Boa Vista