Portal PRESSEM

Dia do Ouvidor - Canais de ouvidoria contribuem para melhoria da qualidade do serviço da rede municipal de saúde
Saúde

Dia do Ouvidor - Canais de ouvidoria contribuem para melhoria da qualidade do serviço da rede municipal de saúde

15/03/2019

Neste sábado, dia 16 de março é celebrado o Dia Nacional do Ouvidor, profissional que é a ponte entre a instituição e a voz do cidadão. Através da ouvidoria, a sociedade se torna participativa, tanto com sugestões de melhorias, elogios para a qualidade do serviço ofertado, como através da reivindicação de seus direitos como cidadão.

A Ouvidoria é uma área estratégica que serve como termômetro para ações e soluções de problemas para melhoria dos serviços prestados. O profissional ouvidor é o responsável por gerenciar toda a demanda.

O secretário municipal de saúde Claudio Galvão ressalta que esse tem sido um canal prioritário na gestão. “É por meio das manifestações que conseguimos ter um parâmetro do atual quadro dos atendimentos e de que forma eles estão sendo realizados. Com a participação da população a gente consegue melhorar e resolver muitas situações demandadas”, disse.


A Secretaria Municipal de Saúde recebeu em 2018, pela Ouvidoria do SUS, 4.795 manifestações, e de janeiro a fevereiro deste ano já foram recebidas 673 manifestações.

A ouvidora da saúde interina Maria Alcione de Oliveira afirma que nessa atual gestão, os atendimentos dos canais da ouvidoria têm melhorado bastante. “Percebemos que o cidadão hoje tem reconhecido a melhoria dos atendimentos e serviços oferecidos. Hoje ele não só utiliza os canais para reclamar, mas sim para elogiar e isso tem feito muita diferença na prestação dos serviços e o tempo resposta tem diminuído bastante”.

Sonora: Maria Alcione de Oliveira, ouvidora da saúde interina.


Todo cidadão pode procurar a ouvidoria e apresentar sua manifestação, expressando ideias, fazendo questionamento, sugerindo melhorias ou elogiando a prestação dos serviços.

A Ouvidoria do SUS possui cinco canais de acesso na Central 156 e através do e-mail ouvidoriasmsa@gmail.com . Também estão disponíveis 43 urnas distribuídas em todas as unidades da rede municipal de saúde.

Também é possível entrar em contato através do telefone (95) 3621-1012 e de forma presencial na Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Coronel Mota, 418, Centro e no Hospital da Criança Santo Antônio.

A Secretaria Municipal de Saúde promove periodicamente palestras de conscientização e divulgação sobre a importância da utilização dos canais de atendimento, em todas as unidades da rede municipal de saúde que possuem as caixas de sugestões.

Fotos no link: https://www.flickr.com/photos/ 170294565@N07/albums/ 72157704066979782

Notícias Relacionadas

Prefeitura reforça importância da prevenção contra as hepatites virais
Saúde

Prefeitura reforça importância da prevenção contra as hepatites virais

A ideia é reforçar os cuidados e os serviços disponibilizados na rede

28/07/2021
Prefeitura de Boa Vista
Telemedicina -  Projeto beneficia mais de 200 pacientes da rede municipal com consultas especializadas
Saúde

Telemedicina - Projeto beneficia mais de 200 pacientes da rede municipal com consultas especializadas

Projeto implantado pela Prefeitura de Boa Vista, em março deste ano, a Assistência Médica Especializada por Telemedicina (Amete) já beneficiou 208 pacientes da rede municipal de saúde, nas sete especialidades de atendimentos (veja abaixo).

21/07/2021
Prefeitura de Boa Vista
Convite - Prefeitura empossa novos servidores da  Saúde  nesta quinta – feira, 29
Saúde

Convite - Prefeitura empossa novos servidores da Saúde nesta quinta – feira, 29

A Prefeitura de Boa Vista empossa nesta quinta-feira, 29, mais 29 aprovados no concurso público da Saúde realizado em 2019, para completar o quadro de profissionais do município. Esses profissionais vão reforçar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), Hospital da Criança Santo Antônio e Unidades Especializadas.

29/07/2021
Prefeitura de Boa Vista