Portal PRESSEM

Prefeita Teresa Surita lança programa inovador de identificação e controle de natalidade de cães e gatos
Saúde

Prefeita Teresa Surita lança programa inovador de identificação e controle de natalidade de cães e gatos

18/02/2019
Jéssica Ferri

A Prefeitura de Boa Vista leva muito a sério o bem-estar das pessoas e trabalha continuamente para garantir um ambiente saudável para todos, incluindo os animais. Por isso, nesta segunda-feira, 18, a prefeita Teresa Surita lançou o programa União pelos Animais , cujo foco é a identificação e o controle de natalidade de cães e gatos.

O programa foi apresentado hoje sob o olhar entusiasmado de representantes de associações e outras instituições protetoras dos animais. A meta inicial é atender 800 bichinhos de estimação. Os procedimentos de castração vão acontecer em clínicas ou hospitais veterinários devidamente credenciados pela prefeitura.

De acordo com a prefeita Teresa Surita, 60% dos procedimentos serão destinados para pessoas com renda de até 2 salários mínimos e 40%, para organizações não governamentais (ONGs). A prefeita relembrou os desafios da gestão e os avanços na saúde que permitiram que hoje um programa como esse pudesse ser colocado em prática. Ela também ressaltou a importância da parceria com as ONGs para o sucesso da ação.

“Nós vamos trabalhar com a castração e vamos trabalhar com a ‘chipagem’ dos animais, para que a gente possa ter um controle mais efetivo da população animal que nós temos dentro da cidade. Esse trabalho vai ser feito em parceria com as ONGs e também vai ser feito em parceria com clínicas particulares, veterinárias, e também hospitais que sejam credenciados”, destacou a prefeita .

Além da castração, os animais esterilizados receberão também um microchip subcutâneo, permitindo o monitoramento dos animais e a identificação dos donos em caso de acidente, fuga e abandono, de acordo com o que é preconizado no Código de Postura do Município de Boa Vista. Serão disponibilizados 16 mil microchips de identificação para cães e gatos. Com foco nesse cuidado, a prefeitura vai também iniciar uma campanha de conscientização sobre a posse responsável dos donos de animais.

"Esse trabalho vai ser feito em parceria com as ONGs e também vai ser feito em parceria com clínicas particulares, veterinárias, e também hospitais que sejam credenciados", disse a prefeita

“A posse responsável exige dos tutores que seus animais além de identificados, nesse caso por meio de microchips, eles também recebam cuidados referentes à vacinação antirrábica e outras doenças de cunho infectocontagioso, a alimentação correta para ter a nutrição saudável e zelo que confiram uma excelente qualidade de vida”, destaca o veterinário da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses – UVCZ, Ailton Fernandes.

De acordo com o veterinário, o programa visa principalmente a melhoria das condições sanitárias dos animais de estimação e das pessoas, pois diminui o número de crias indesejáveis, o risco de abandono e consequentemente a ocorrência de zoonoses (doenças relacionadas aos animais).

Ailton Fernandes – Veterinário da prefeitura

Credenciamento – A partir da terça-feira, 19, o edital de credenciamento e seus anexos estarão disponíveis no Diário Oficial do Município, na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses - UVCZ, na Av. Centenário, 469, e no site da prefeitura: http://www.boavista.rr.gov.br .

Os interessados devem protocolar a documentação para proposta de habilitação exigida no edital na Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista, das 8h às 14h, na Rua Coronel Mota, 418, Centro. Poderão participar do credenciamento as clínicas e os hospitais veterinários devidamente habilitados, com regularidade jurídica, fiscal, econômica, financeira e técnica.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Francinete Rodrigues, as pessoas que se enquadram nos critérios do programa e as ONGs, devem efetuar o cadastro na sede da UVCZ da prefeitura para serem beneficiadas com os procedimentos de microchipagem e castração de maneira gratuita. “Para população em geral, somente o procedimento de microchipagem estará disponível mediante pagamento de taxa a ser definida posteriormente”.

Notícias Relacionadas

Prefeitura reforça importância da prevenção contra as hepatites virais
Saúde

Prefeitura reforça importância da prevenção contra as hepatites virais

A ideia é reforçar os cuidados e os serviços disponibilizados na rede

28/07/2021
Prefeitura de Boa Vista
Telemedicina -  Projeto beneficia mais de 200 pacientes da rede municipal com consultas especializadas
Saúde

Telemedicina - Projeto beneficia mais de 200 pacientes da rede municipal com consultas especializadas

Projeto implantado pela Prefeitura de Boa Vista, em março deste ano, a Assistência Médica Especializada por Telemedicina (Amete) já beneficiou 208 pacientes da rede municipal de saúde, nas sete especialidades de atendimentos (veja abaixo).

21/07/2021
Prefeitura de Boa Vista
Convite - Prefeitura empossa novos servidores da  Saúde  nesta quinta – feira, 29
Saúde

Convite - Prefeitura empossa novos servidores da Saúde nesta quinta – feira, 29

A Prefeitura de Boa Vista empossa nesta quinta-feira, 29, mais 29 aprovados no concurso público da Saúde realizado em 2019, para completar o quadro de profissionais do município. Esses profissionais vão reforçar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), Hospital da Criança Santo Antônio e Unidades Especializadas.

29/07/2021
Prefeitura de Boa Vista