As queimadas na zona urbana de Boa Vista se tornaram mais recorrentes nos últimos dias. Até essa quarta-feira, 13, a Central de Atendimento 156 contabilizou 174 denúncias relacionadas a este tipo de crime ambiental. O problema é que as chamas são provocadas pelos próprios moradores. Por isso, as equipes da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental (Smga) estão de terça a sexta-feira com o ‘Plantão de fogo’.
Os agentes atuam com o atendimento aos locais de incêndio que podem se alastrar e atingir a rede elétrica, queimar as casas próximas ou até mesmo causar problemas respiratórios as pessoas. Devido ao clima seco, com o vento e a baixa umidade, o fogo se alastra com mais facilidade.
“ A Lei Municipal nº 947/2007 proíbe a queima de qualquer natureza dentro do município, como lixo, vegetal ou mato. E nesta época do ano, as queimadas aumentam muito dentro de Boa Vista. Por isso, estamos com plantão de fogo, com a equipe fazendo os procedimentos”, disse o superintendente de Proteção Ambiental, Robson Rodrigues.
Robson Rodrigues - superintendente de Proteção Ambiental
Também conforme a Lei, quem for pego fazendo esta prática na primeira vez será advertido. E a partir da segunda, a pessoa é multada com um mínimo de 100 unidades fiscais municipais (UFM). O valor ainda pode ser maior, dependendo das circunstâncias de cada caso.
A população colocar com os órgãos de segurança, denunciando imediatamente, assim que avistar os focos de fumaça, para que haja a possibilidade de identificar, deter e responsabilizar o autor e até mesmo evitar que o pequeno fogo se torne um grande incêndio. Para denúncias, a população pode contatar a Central de Atendimento pelo 156.
O grupamento recebeu 14 sacos de ração de 14kg, de um total de 2 toneladas arrecadados nos últimos dois meses pelo projeto
Os exames vão acontecer nos dias 4 e 5 de agosto
A Prefeitura de Boa Vista convocou 46 aprovados no concurso da Guarda Civil Municipal (GCM), aptos no exame médico. Essa é a 4ª etapa do certame. A relação com os nomes dos candidatos foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira, 27. O município retomou o cronograma do certame, suspenso desde abril do ano passado devido a pandemia da covid-19.