Os pequenos pacientes que precisam se deslocar para fazer algum exame fora do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) contam hoje com uma nova ambulância, entregue no mês passado pela prefeita Teresa Surita, para auxiliar nesse trajeto. O hospital vive um momento de transformações e melhorias para a qualidade do atendimento aos pequenos pacientes.
Desde que a unidade móvel foi entregue, mais de 20 crianças já foram transportadas para realizar exames fora do HCSA. A ambulância nova foi adquirida com recursos próprios da prefeitura e possui equipamentos de suporte avançado de vida, como monitor multiparâmetros, que serve para verificação dos sinais vitais, ventilador mecânico, cardioversor e aspirador elétrico.
A prefeita Teresa Surita recorda de tudo o que já foi feito na unidade. “Temos avançado a cada dia na saúde. As obras como a do bloco B entregue ano passado, e os blocos A e H onde funciona o ambulatório e internação, são um reflexo do trabalho sério que estamos fazendo para garantir o cuidado às nossas crianças”.
O bebê Augusto Oliveira de quatro meses precisou se deslocar para fazer uma tomografia de crânio fora do hospital. Sua avó, Vanilda Araujo, 52, foi quem o acompanhou na ambulância. “Muito bom mesmo o atendimento com a nova ambulância. Hoje há maior agilidade e isso facilita muito a questão do diagnóstico. Hoje a realidade do hospital mudou muito”.
O hospital conta com duas ambulâncias que atendem os pacientes de todos os blocos que se encontram internados, pacientes com doenças crônicas e os da urgência e emergência. Os veículos estão disponíveis 24h.
“Foi uma excelente aquisição para o hospital, agradecemos muito o compromisso da prefeita Teresa Surita, que tem um olhar diferenciado e de grande importância para a primeira infância. Nós como profissionais agradecemos muito todo esse cuidado”, ressalta Mareny Damasceno , diretora geral do HCSA.
Mareny Damasceno - diretora geral do HCSA
A ideia é reforçar os cuidados e os serviços disponibilizados na rede
Projeto implantado pela Prefeitura de Boa Vista, em março deste ano, a Assistência Médica Especializada por Telemedicina (Amete) já beneficiou 208 pacientes da rede municipal de saúde, nas sete especialidades de atendimentos (veja abaixo).
A Prefeitura de Boa Vista empossa nesta quinta-feira, 29, mais 29 aprovados no concurso público da Saúde realizado em 2019, para completar o quadro de profissionais do município. Esses profissionais vão reforçar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), Hospital da Criança Santo Antônio e Unidades Especializadas.