Portal PRESSEM

Alunos do CCTI seguem para o segundo dia de competição no Torneio de Robótica em Manaus
Tecnologia

Alunos do CCTI seguem para o segundo dia de competição no Torneio de Robótica em Manaus

01/12/2018
Naira Sousa

Os alunos da equipe elite do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da Prefeitura de Boa Vista, cumpriram as missões do primeiro dia de competição da etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL) , realizado nessa sexta-feira, 30, em Manaus (AM). Com muito esforço e dedicação eles continuam as disputas neste sábado, 1º.

Antes de iniciar a competição, os alunos tiveram um momento de interação entre as equipes que representam a região Norte. Muita dança e brincadeiras ajudaram os competidores a relaxar para o torneio.

Mas chegou o momento de se concentrar. Antes de iniciar o primeiro round , os estudantes colocaram o robô “ Insight ” na pista de teste. Um problema na garra deixou os competidores aflitos, mas o plano “B” foi colocado em prática, e os resultados foram positivos, conseguindo 148 pontos.

Neste sábado, 1º, eles seguem para o 2º e 3º round . São 35 equipes da Região Norte buscando vaga para a classificação da etapa nacional que acontecerá em março no Rio de Janeiro.

O estudante do CCTI, João Dias, participou pela primeira vez do torneio. Segundo ele, todo esforço valeu a pena. “Nunca tinha vindo para um torneio como este, achei muito interessante. No primeiro round falhamos em algumas coisas, mas conseguimos uma boa pontuação. Agora vamos fazer os ajustes para conseguir mais pontos”, comentou.

João Dias - Estudante do CCTI

Ainda durante o evento eles apresentaram o Projeto de Pesquisa “Teletrasporte”, com base no assunto Into Orbit (“Em órbita”). Em cinco minutos eles mostraram aos jurados sobre os principais fatos que afetam o psicológico do astronauta no espaço. Os estudantes surpreenderam com a solução do problema.

“Focamos na falta de interação social do astronauta com sua família durante uma viagem espacial e achamos a solução, que é a criação de um jogo virtual em que exista relação social dele com a família e amigos também”, explicou João.

Os competidores, que integram a equipe “ I Robot ” são: Luciano Sampaio, João Ribeiro, Reldson Souza, Matteus Andrade, Sophie Nascimento, Ereu Santana, Hugo Santos, João Henrique Dias, Lucas Costa e Karinny Feijó.

Torneio - O Torneio de Robótica First Lego League é a etapa brasileira de um programa internacional de exploração científica que promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida.

Tecnologia – Desde 2016, a Prefeitura de Boa Vista, através do CCTI, vem aproximando cada vez mais crianças e jovens ao mundo tecnológico, por meio de projetos como Robótica Educacional, Programa de Talentos e o Desbravadores Digitais, que também passaram a ser estendidos para as escolas municipais.

Notícias Relacionadas

EQUIPE “I ROBOT”- Integrantes se preparam para participar da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica
Tecnologia

EQUIPE “I ROBOT”- Integrantes se preparam para participar da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Além disso, três alunos da equipe foram contemplados, recentemente, com Bolsas de Iniciação Científica Júnior (CNPq), devido ao bom desempenho na Mostra Nacional de Robótica (MNR)

22/07/2021
Prefeitura de Boa Vista
Programa de Talentos -  Com apoio da Prefeitura, projetos tecnológicos e inovadores são apresentados a investidores
Tecnologia

Programa de Talentos - Com apoio da Prefeitura, projetos tecnológicos e inovadores são apresentados a investidores

Nesta quarta-feira, 12, ocorreu o Demo Day, no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), evento onde empreendedores participantes do Programa de Talentos tiveram a oportunidade de apresentar suas startups para investidores.

12/12/2018
Prefeitura de Boa Vista
Equipe “I Robot” é campeã em etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica e garante classificação para fase nacional
Tecnologia

Equipe “I Robot” é campeã em etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica e garante classificação para fase nacional

Outro destaque foi para categoria ‘prova teórica’, que rendeu à equipe duas medalhas de ouro e duas de prata

16/09/2021
Prefeitura de Boa Vista