Portal PRESSEM

Saúde -  Prefeitura e estudantes de escola municipal se mobilizam para combater mosquito Aedes aegypti
Saúde

Saúde - Prefeitura e estudantes de escola municipal se mobilizam para combater mosquito Aedes aegypti

28/11/2018

Crianças fizeram uma varredura no quintal da escola identificando focos do mosquito

- Álex Aliaga Inácio de Souza – estudante da Escola Frei Arthur

- Samuel Garça - coordenador do núcleo de Vigilância e Controle de Zoonoses

As atividades da Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti continuam em Boa Vista. E nesta quarta-feira (28), os agentes de combate às endemias da prefeitura estiveram na escola municipal Frei Arthur Agostini, no bairro São Vicente, onde conversaram com as turmas para orienta-las sobre os cuidados e a importância de manterem os quintais limpos para evitar a proliferação do mosquito em suas casas.

“A ideia é incentivar as crianças para que elas possam ajudar os pais em casa no combate ao mosquito. Todos precisam estar atentos evitando o acúmulo de água em depósitos, acondicionar o lixo de forma adequada. A Prefeitura tem realizado um trabalho constante nas visitas em casas para evitar que a nossa capital sofra novamente com alto índice de infestação do mosquito”, destaca Aison Andrade de Souza, agente de combate às endemias.

Aison Andrade de Souza – Agente de combate a endemias

Após a palestra sobre o mosquito, as crianças foram acompanhadas pelos agentes e professores com sacos de lixo nas mãos em torno da escola, para identificar objetos propícios à proliferação do mosquito. Álex Aliaga Inácio de Souza, 10, participou da atividade e já sabe que é importante se proteger contra o mosquito.

“Eu aprendi a identificar a reprodução do mosquito e como a gente pode se proteger dele, deixando as garrafas viradas, não deixar os pneus com água e colocar areia nos pratos das plantas em casa”.

Hoje, Boa Vista está com baixo índice de infestação do mosquito, segundo o coordenador do núcleo de Vigilância e Controle de Zoonoses Samuel Garça. “Desde o início do ano estamos realizando ações diariamente. Até o momento, temos registrado 54 casos confirmados de dengue, 27 de Chikungunya e quatro de zika. Isso mostra que as ações têm dado resultados positivos, na diminuição das doenças em nosso município”.

Programação – Na próxima sexta-feira (30), das 8h às 14h, haverá uma mobilização nos bairros São Bento e Pedra Pintada. Os agentes comunitários de saúde e combate às endemias estarão juntos visitando as casas e orientando a população sobre como evitar a proliferação do mosquito.

Notícias Relacionadas

Prefeitura reforça importância da prevenção contra as hepatites virais
Saúde

Prefeitura reforça importância da prevenção contra as hepatites virais

A ideia é reforçar os cuidados e os serviços disponibilizados na rede

28/07/2021
Prefeitura de Boa Vista
Telemedicina -  Projeto beneficia mais de 200 pacientes da rede municipal com consultas especializadas
Saúde

Telemedicina - Projeto beneficia mais de 200 pacientes da rede municipal com consultas especializadas

Projeto implantado pela Prefeitura de Boa Vista, em março deste ano, a Assistência Médica Especializada por Telemedicina (Amete) já beneficiou 208 pacientes da rede municipal de saúde, nas sete especialidades de atendimentos (veja abaixo).

21/07/2021
Prefeitura de Boa Vista
Convite - Prefeitura empossa novos servidores da  Saúde  nesta quinta – feira, 29
Saúde

Convite - Prefeitura empossa novos servidores da Saúde nesta quinta – feira, 29

A Prefeitura de Boa Vista empossa nesta quinta-feira, 29, mais 29 aprovados no concurso público da Saúde realizado em 2019, para completar o quadro de profissionais do município. Esses profissionais vão reforçar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), Hospital da Criança Santo Antônio e Unidades Especializadas.

29/07/2021
Prefeitura de Boa Vista