Os estudantes da turma elite de Robótica Educacional do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da Prefeitura de Boa Vista, que vão representar a capital nesta final de semana em Manaus durante o Torneio de Robótica First Lego League (FLL), apresentaram nesta terça-feira, 27, o projeto de pesquisa e o robô “ Insight ” que vai competir nos dois dias de evento.
Foram três meses de muita pesquisa, criatividade e preparação. Com base no assunto Into Orbit (“Em órbita”), os alunos tiveram que elaborar o projeto de pesquisa com o tema “Teletransporte”, onde eles focaram na falta de interação social do astronauta com sua família e amigos durante uma viagem espacial.
Para achar a solução do problema, eles contaram com o apoio dos estudantes do Programa de Talentos do CCTI. Para isso, foi preciso criar um jogo com realidade virtual em que exista relação social do astronauta com a família.
E durante a preparação, os alunos também executaram algumas atividades de valores, conforme diz as regras do torneio, entre elas: Integração, inclusão e descobertas em sala de aula. As crianças também tiveram contato com o astronauta Marcos Palhares e profissionais da psicologia, educação física e programadores de jogos.
O diretor do CCTI, Jhonny Pereira, ressaltou que a equipe está preparada para competir. “É a segunda vez que a Prefeitura de Boa Vista participa do Torneio, mas dessa vez os estudantes estão indo mais preparados para competir. Foi feito todo um projeto durante a preparação. Esperamos trazer um prêmio adequado ao potencial da nossa cidade”, disse.
- Jhonny Pereira - diretor do CCTI
Depois de elaborado o projeto de pesquisa, os competidores iniciaram o processo de montagem do robô “ Insight ”, que está apto a traçar 15 missões no torneio. A equipe “ I Robot ” é formada pelos estudantes: Luciano Sampaio, João Ribeiro, Reldson Souza, Matheus Andrade, Sophie Nascimento, Ereu Santana, Hugo Santos, João Henrique Dias, Lucas Costa e Karinny Feijó. Os quais vão disputar com mais 35 equipes da Região Norte.
“Estamos desde início do ano nos preparando, treinando bastante, aprimorando nosso projeto. E a expectativa é que possamos ter uma colocação boa neste torneio”, frisou o estudante, Luciano Sampaio de 11 anos.
- Luciano Sampaio - estudante do CCTI
Torneio - O Torneio de Robótica First Lego League é a etapa brasileira de um programa internacional de exploração científica que promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida. A cada ano, estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e traz desafios do mundo real para os alunos. Na última temporada, os desafios foram abordagens sobre uso e do transporte da água.
Além disso, três alunos da equipe foram contemplados, recentemente, com Bolsas de Iniciação Científica Júnior (CNPq), devido ao bom desempenho na Mostra Nacional de Robótica (MNR)
Nesta quarta-feira, 12, ocorreu o Demo Day, no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), evento onde empreendedores participantes do Programa de Talentos tiveram a oportunidade de apresentar suas startups para investidores.
Outro destaque foi para categoria ‘prova teórica’, que rendeu à equipe duas medalhas de ouro e duas de prata