As atividades em favor da prevenção contra o câncer de mama continuam acontecendo, por meio da Campanha Outubro Rosa. Nesta quarta-feira, 17, as servidoras da Secretaria Municipal de Saúde tiveram uma manhã especial, que aconteceu na unidade básica de saúde Ione Santiago, São Pedro.
A programação teve início com um café da manhã, em seguida as servidoras tiveram consulta médica, fizeram teste rápido, preventivo e serviços odontológicos. A superintendente de Atenção Básica, Érika Madelaine Carvalho, afirma a importância do cuidado com a saúde.
“Esta ação é muito importante. No ano passado, quando me consultei com médico, tive que tratar algumas situações. A gente sempre deixa para depois, mas precisamos cuidar mais de nossa saúde. Sou grata com essa oportunidade de cuidado”.
Para o secretário municipal de Saúde, Cláudio Galvão, a programação busca facilitar o acesso aos cuidados de saúde às mulheres que não têm tempo durante o dia. “São mulheres que cuidam da saúde de outras e que precisam de um cuidado e oportunidade para cuidarem de si mesmas. Esse mês, especificamente, estamos intensificando a nossas ações e cuidando tanto com nossas servidoras como com as outras mulheres da capital”.
Programação - As ações do Outubro Rosa seguem durante todo o mês nas unidades básicas de saúde. Na sexta-feira, 19, a partir das 8h, a unidade do Tancredo Neves promove uma programação com uma palestra com uma assistente social que fez mastectomia, contando sua experiência e a superação.
Também haverá atendimento com exames preventivos, das mamas e ainda uma oficina com uma bióloga sobre reciclagem, ensinando as mulheres a fazerem pufes usando garrafas pets. As atividades do Centro de Tratamento e Prevenção de Câncer de Colo e Mama (CPCOM) vão acontecer no período entre 23 e 25 de outubro.
A ideia é reforçar os cuidados e os serviços disponibilizados na rede
Projeto implantado pela Prefeitura de Boa Vista, em março deste ano, a Assistência Médica Especializada por Telemedicina (Amete) já beneficiou 208 pacientes da rede municipal de saúde, nas sete especialidades de atendimentos (veja abaixo).
A Prefeitura de Boa Vista empossa nesta quinta-feira, 29, mais 29 aprovados no concurso público da Saúde realizado em 2019, para completar o quadro de profissionais do município. Esses profissionais vão reforçar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), Hospital da Criança Santo Antônio e Unidades Especializadas.