Mais de 70 profissionais de saúde de Roraima participam nesta terça e na quarta-feira pela manhã, de uma capacitação em saúde do trabalhador com ênfase em instrumentos de notificação de doenças e acidentes de trabalho. A capacitação é ministrada pela médica do trabalho do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do município (CEREST-BV), no auditório do Instituto Federal de Roraima (IFRR).
Entre os participantes estão médicos, enfermeiros, odontólogos e outros profissionais envolvidos com notificação. De acordo com a médica do trabalho, Ana Lucia Dias Grimouth, a ideia é que eles tenham um olhar diferenciado para perceber as doenças que envolvem o trabalhador e façam a notificação de forma correta.
“A doença pode vir pelo trabalho, pela forma de execução. Os profissionais que atuam nessa área precisam identificar melhor essa situação, os agravos relacionados para fazer a notificação, pois através disso poderemos trabalhar e detectar as causas e trabalhar com a prevenção”.
A terapeuta ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), Tayana Sabino de Oliveira participa da capacitação e disse que é preciso uma percepção maior. “Precisamos conhecer mais a questão dessas doenças e dos acidentes relacionados com o trabalho. Recebemos diversos tipos de pessoas e muitas delas com esse tipo de situação, assédio moral, estresse pela sobrecarga do trabalho e outras. Até para nossa própria saúde como profissional essa capacitação é importante”.
Por ser um centro de referência, o Cerest-BV recebe os trabalhadores das unidades básicas de saúde, faz o acolhimento, nexo causal e as devidas recomendações quando necessário. O próprio trabalhador pode procurar o centro e esclarecer suas dúvidas.
Hoje há um grande número de subnotificações relacionadas às doenças e acidentes de trabalho. O diretor do CEREST Daniel Zanona afirma que a capacitação vai subsidiar os profissionais ainda mais.
“Temos muitas subnotificações em Boa Vista e precisamos alinhar essas informações justamente com os profissionais que recebem esse trabalhador nas unidades e centros especializados. Essas informações e conhecimentos repassados aqui servirão para melhorar as nossas estatísticas e promover a prevenção”.
A ideia é reforçar os cuidados e os serviços disponibilizados na rede
Projeto implantado pela Prefeitura de Boa Vista, em março deste ano, a Assistência Médica Especializada por Telemedicina (Amete) já beneficiou 208 pacientes da rede municipal de saúde, nas sete especialidades de atendimentos (veja abaixo).
A Prefeitura de Boa Vista empossa nesta quinta-feira, 29, mais 29 aprovados no concurso público da Saúde realizado em 2019, para completar o quadro de profissionais do município. Esses profissionais vão reforçar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), Hospital da Criança Santo Antônio e Unidades Especializadas.