A reintegração e a estabilização dos transtornos das pessoas junto à sociedade têm sido um dos desafios do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), Dona Antônia de Matos Campos, da Prefeitura de Boa Vista. Para isso, além do tratamento são desenvolvidos diversos projetos e programas com foco no bem-estar dos pacientes.
O projeto Bem-estar físico mental social – Saúde mental, corra, pedale, mexa-se é o mais recente e vem para motivar os usuários do CAPS II a adotarem o hábito da prática de atividades físicas.
“Sempre promovemos atividades extramuro, as que são realizadas fora do ambiente da unidade, o projeto vem somar e agregar a essas atividades, e ainda mais, contribuir para o estado mental e a socialização entre eles”, destaca a diretora do centro, Romina Melo Carvalho.
Durante a manhã desta terça-feira, 07, mais de 30 integrantes do CAPS II participaram da primeira Gincana Movimenta . Após o café em forma de piquenique, na Praça Ayrton Senna, eles participaram com muita empolgação de uma breve caminhada, do circuito psicomotor com bambolês e outras atividades. Ao final eles receberam uma medalha de participação.
Os coordenadores do projeto Claudeane Ferreira, assistente social e Tiago Medeiros, cuidador em saúde, explicam que essa é a primeira atividade do projeto, mas a intenção é promover muitas outras.
“Vamos promover outras atividades voltadas a dança, música. Hoje estamos com as atividades físicas e recreativas estimulando e motivando a prática diária. Saímos um pouco do ambiente do centro com as oficinas terapêuticas, isso ajuda muito na saúde mental e psicomotora deles”, explica a assistente social.
Pablinny da Cunha Sousa, 28, é estudante de pedagogia na UFRR e paciente do CAPS II, tem participado das atividades e sentido a melhora na qualidade de vida. “Hoje me sinto bem melhor, fui muito bem acolhida no centro pelos profissionais, já converso bastante e consigo me integrar em todas as atividades, o que antes não fazia, estou voltando à socialização”.

A ideia é reforçar os cuidados e os serviços disponibilizados na rede
Projeto implantado pela Prefeitura de Boa Vista, em março deste ano, a Assistência Médica Especializada por Telemedicina (Amete) já beneficiou 208 pacientes da rede municipal de saúde, nas sete especialidades de atendimentos (veja abaixo).
A Prefeitura de Boa Vista empossa nesta quinta-feira, 29, mais 29 aprovados no concurso público da Saúde realizado em 2019, para completar o quadro de profissionais do município. Esses profissionais vão reforçar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), Hospital da Criança Santo Antônio e Unidades Especializadas.