Portal PRESSEM

Saúde: Prefeitura lança projeto de combate ao Aedes nas escolas de Boa Vista
Saúde

Saúde: Prefeitura lança projeto de combate ao Aedes nas escolas de Boa Vista

31/07/2018

Para intensificar a luta contra o mosquito causador da dengue, zika e chikungunya em Boa Vista, foi lançado na Escola Municipal Laucides Inácio de Oliveira, bairro Airton Rocha, o projeto Vigilância na Escola: Informação, prevenção e ação – 10 minutos contra o Aedes aegypti.

A ideia é unir forças junto à comunidade escolar para combater o mosquito. “Esta é uma questão prioritária para nós, combater o Aedes e evitar o aumento das doenças transmitidas por ele. A parceria e contribuição de nossos alunos serão fundamentais nesse projeto, além da própria comunidade dos bairros selecionados”, destaca a prefeita Teresa Surita.

O projeto foi elaborado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e será executado pela Secretaria Municipal de Saúde com a Secretaria Municipal de Educação. A princípio será desenvolvido em cinco escolas municipais.

“Contamos com muitos parceiros para combater o mosquito em Boa Vista, e os alunos serão os nossos agentes propagadores nessa missão. Eles vão intermediar a interação entre comunidade civil, familiar e escolar, com pais e responsáveis, levando a tarefa para casa e nos ajudando a eliminar os criadouros e a combater o mosquito”, explica o secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão.

A primeira etapa do projeto envolve 5 escolas municipais: Arco-Íris, no bairro Paraviana; Delacir de Melo Lima, no Centenário; Jardim das Copaíbas, Distrito Industrial; Laucides Inácio de Oliveira , Dr. Airton Rocha, Conjunto Pérola e Maria de Fátima Andrade, no Centenário. Ao todo 34 turmas, 31 professores e 872 alunos estarão envolvidos.

A secretária municipal de educação, Keila Cinara Tomé Barros, destacou que é uma parceria importante e que beneficiará principalmente a população. “Vamos acompanhar juntamente com os profissionais da saúde os resultados das atividades. É um projeto de suma importância para o controle do mosquito, além de diminuir o índice das doenças aqui na nossa capital. Contamos muito com a parceria dos pais e responsáveis, nessa missão”.

Projeto - Após a sensibilização dos profissionais e alunos nas escolas, os alunos recebem um panfleto que será anexado ao caderno, com 13 itens de verificação para serem checados na sua residência durante 15 semanas.

Os itens serão checados semanalmente em cada local indicado no desenho, onde o mosquito costuma colocar os ovos incluindo caixa d’água, calhas, potes, ralos, baldes e até pneus e garrafas. A ideia é que com apenas 10 minutos semanais eles possam eliminar os criadouros, evitando assim o mosquito se reproduza na água parada.

Após a consolidação dos dados será realizado o levantamento dos endereços dos alunos que registraram presença de criadouros em suas fichas, e um agente de endemias será encaminhado às residências selecionadas para analisar a veracidade da anotação e buscar alternativas para a eliminação de criadouros.

Notícias Relacionadas

Prefeitura reforça importância da prevenção contra as hepatites virais
Saúde

Prefeitura reforça importância da prevenção contra as hepatites virais

A ideia é reforçar os cuidados e os serviços disponibilizados na rede

28/07/2021
Prefeitura de Boa Vista
Telemedicina -  Projeto beneficia mais de 200 pacientes da rede municipal com consultas especializadas
Saúde

Telemedicina - Projeto beneficia mais de 200 pacientes da rede municipal com consultas especializadas

Projeto implantado pela Prefeitura de Boa Vista, em março deste ano, a Assistência Médica Especializada por Telemedicina (Amete) já beneficiou 208 pacientes da rede municipal de saúde, nas sete especialidades de atendimentos (veja abaixo).

21/07/2021
Prefeitura de Boa Vista
Convite - Prefeitura empossa novos servidores da  Saúde  nesta quinta – feira, 29
Saúde

Convite - Prefeitura empossa novos servidores da Saúde nesta quinta – feira, 29

A Prefeitura de Boa Vista empossa nesta quinta-feira, 29, mais 29 aprovados no concurso público da Saúde realizado em 2019, para completar o quadro de profissionais do município. Esses profissionais vão reforçar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), Hospital da Criança Santo Antônio e Unidades Especializadas.

29/07/2021
Prefeitura de Boa Vista