Portal PRESSEM

Prefeitura convida população para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti
Saúde

Prefeitura convida população para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti

21/12/2015

A Prefeitura de Boa Vista está na luta contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue, chikungunya e da zika. Mas para conseguir eliminar os focos desse mosquito na cidade, a prefeitura precisa de um forte aliado, a população. Para isso, nessa quinta-feira, 17, a prefeita Teresa Surita reuniu-se com a imprensa para pedir ajuda na divulgação de informações sobre o mosquito.

“A imprensa tem um grande papel na sociedade. Além de informar ela tem a possibilidade de educar a população. Então estamos unindo as forças para eliminar os focos do mosquito. Não basta só a gente fazer a nossa parte, limpando a cidade. Pois 65% dos focos estão dentro da casa das pessoas, no quintal”, informou a prefeitura Teresa Surita.

Durante o encontro a prefeita apresentou dados estatístico da situação epidemiológica de Boa Vista. De 2013 pra cá, a prefeitura conseguiu diminuir de 5.841 casos confirmados de dengue para 857, o que representa uma redução de 85% dos casos. Até agosto deste ano, os bairros Operário, Pricumã e Aparecida registraram mais de 18% dos índices de infestação. O bairro Olímpico é o mais preocupante, apresentando o índice de 30,43%. Com as ações todos os bairros, juntos, tiveram uma redução de 0,9% na média de infestação.

Mas é preciso fazer ainda mais para combater esse pequeno mosquito, a Prefeitura de Boa Vista investiu na capacitação de 600 profissionais o que resultou na visita de 119 mil imóveis, até o momento, além da eliminação de 72 mil criadouros do mosquito. Para este combate, a prefeitura conta com o apoio do Exército Brasileiro além de intensificar a limpeza e a coleta de lixo nos bairros da cidade.

Para o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Jucá, é preciso que a população também ajude no combate. “A Secretaria tem trabalhado fortemente na capacitação de seus profissionais. Os médicos foram orientados, os enfermeiros e as Unidades Básicas de Saúde também. Estamos articulando com médicos e unidades que não são da rede municipal de saúde para que juntos a gente consiga diminuir os focos desse mosquito”, disse.

Notícias Relacionadas

Prefeitura reforça importância da prevenção contra as hepatites virais
Saúde

Prefeitura reforça importância da prevenção contra as hepatites virais

A ideia é reforçar os cuidados e os serviços disponibilizados na rede

28/07/2021
Prefeitura de Boa Vista
Telemedicina -  Projeto beneficia mais de 200 pacientes da rede municipal com consultas especializadas
Saúde

Telemedicina - Projeto beneficia mais de 200 pacientes da rede municipal com consultas especializadas

Projeto implantado pela Prefeitura de Boa Vista, em março deste ano, a Assistência Médica Especializada por Telemedicina (Amete) já beneficiou 208 pacientes da rede municipal de saúde, nas sete especialidades de atendimentos (veja abaixo).

21/07/2021
Prefeitura de Boa Vista
Convite - Prefeitura empossa novos servidores da  Saúde  nesta quinta – feira, 29
Saúde

Convite - Prefeitura empossa novos servidores da Saúde nesta quinta – feira, 29

A Prefeitura de Boa Vista empossa nesta quinta-feira, 29, mais 29 aprovados no concurso público da Saúde realizado em 2019, para completar o quadro de profissionais do município. Esses profissionais vão reforçar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), Hospital da Criança Santo Antônio e Unidades Especializadas.

29/07/2021
Prefeitura de Boa Vista