Portal PRESSEM

 Taxista recebe homenagem de familiares, amigos e entidades públicas
Cidadania

Taxista recebe homenagem de familiares, amigos e entidades públicas

02/06/2015

Mais de 400 táxis lotação estavam em fileira na avenida Ataíde Teive, na manhã desta sexta-feira, 29. Mal conseguiam esperar para passar a primeira marcha e iniciar o cortejo. Queriam homenagear e, também, protestar pelo amigo e colega de trabalho Genival Lucas Lima. O profissional foi encontrado morto, vítima de assassinato, na manhã do dia 27 deste mês.

Durante o trajeto, que compreendeu também as avenidas Glaycon de Paiva, Sílvio Botelho e Ville Roy, buzinas eram apertadas com força. Para cada som que se escutava, havia um taxista com indignação e fúria estampadas no rosto. Tudo isso porque um homem, que há 17 anos prestava serviço para a população e fazia questão de manter a documentação em dia na Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), foi executado, covardemente, sem motivo algum.
Pedestres e vendedores expressavam surpresa com os carros passando alinhados. De longe, alguns pareciam compreender muito bem o que ocorria. Outros largavam o que estavam fazendo e se benziam. Um gari, que estava varrendo uma calçada, largou o material e se sensibilizou com a homenagem. Houve um motorista que se irritou com o trânsito, o qual ficou lento. “Por favor, respeita. Tenta entender o que houve, não precisa xingar. É pelo nosso amigo, senhor”, respondeu um taxista.
À frente do cortejo, estavam fiscais da Emhur e da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), prestando homenagem ao trabalhador. A Ronda Ostensiva Municipal (Romu) seguiu o movimento, ao lado de agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR) e policiais militares. O préstito se encerrou no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, bairro São Vicente.
No local, entre mais de 500 pessoas, estavam familiares e munícipes que se sensibilizaram com a crueldade, além de amigos. Um deles, o secretário adjunto de Obras e Urbanismo, Ubirajara Magalhães. Quieto, silencioso, Bira só conseguia lembrar da gratidão que tinha pelo amigo.
“Foi meu vizinho por 15 anos”, lembrava o secretário. “Era sereno, reservado, trabalhador. Equilibrava toda vida profissional e social. Devo a vida dos meus filhos a ele”, contou. “Meu menino uma vez adoeceu, mas prontamente o Genival o levou ao hospital. Foi meu vizinho por tanto tempo e eu nunca ouvi uma única elevação de voz vindo daquela casa. Era um homem calmo”, frisou Bira.
Mesmo quem não conhecia muito bem Genival, se prestou a ir ao enterro por consideração à gentileza do taxista. Júlio Nascimento, também motorista de lotação, foi uma dessas pessoas. “Eu tinha falado com ele na segunda-feira à tarde. Não dá para acreditar”, comentava. “Todos nós somos pais de família, a gente só quer o bem dos nossos filhos. Mas a gente nunca sabe o dia de amanhã”, lamentou.
Dos cinco filhos do motorista, o mais velho lembrou: “Esse cara acordava 6h, todo dia, para batalhar e ganhar seu pão. Mas injustiça tem em toda parte, só que nunca imaginamos que ela chegará ao nosso lar”. Do lado, a viúva só conseguiu dizer que viveu com um homem guerreiro. “Estávamos juntos há 33 anos. Era um exemplo de homem. Igual a ele não tem mais neste mundo”, afirmou.
Em nome da prefeita Teresa Surita, a diretora de Mobilidade Urbana da capital, Veronice Romão, lembrou de Genival emocionada. “Estou há 14 anos na Emhur e é muito duro ver que a prefeitura perdeu um profissional que era exemplo de dignidade e honestidade. Este homem sempre cuidava do seu alvará, nunca tivemos uma única reclamação contra ele, além de ser supertranquilo. Era muito responsável”, lembrou.
Ao final da homenagem, o irmão mais novo de Genival, José Maria, autorizou que a tampa do caixão fosse colocada. Quando isso ocorreu, entre lágrimas e desespero, José, que foi praticamente criado pelo taxista, sussurrou: “Tchau, meu irmãozinho”. Abaixou a cabeça e voltou a chorar nos ombros da companheira. “Meu irmão, meu irmãozinho”.

Notícias Relacionadas

Prefeitura leva serviços sociais aos moradores do PA Nova Amazônia
Cidadania

Prefeitura leva serviços sociais aos moradores do PA Nova Amazônia

Cerca de 30 profissionais da Secretaria Municipal de Gestão Social percorreram 40 km para chegar até a vicinal 4, região do Murupú, para beneficiar os moradores com ações e serviços.

11/05/2015
Prefeitura de Boa Vista
 Escola Municipal Jóquei Clube realiza ação social para os moradores neste sábado
Cidadania

Escola Municipal Jóquei Clube realiza ação social para os moradores neste sábado

Serão oferecidos diversos serviços como atendimento médico com clínico geral e pediatria, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, palestras educativas e orientações na clínica odontológica sobre higiene bucal e aplicação de flúor.

12/06/2015
Prefeitura de Boa Vista
Resumo da semana - Veja as ações da Prefeitura
Cidadania

Resumo da semana - Veja as ações da Prefeitura

Nesta semana a Prefeitura de Boa Vista avançou na vacinação contra a covid-19, convocou aprovados no concurso da Guarda Municipal, antecipou o salário dos servidores, concluiu reforma geral do Hospital da Criança e entregou bloco cirúrgico. Tem mais! Acesse o link.

25/06/2021
Prefeitura de Boa Vista