Portal PRESSEM

Todos de azul: Escolas municipais celebram o Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Cidadania

Todos de azul: Escolas municipais celebram o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

01/04/2015

Com balões, fitas na cor azul e panfletos informativos, cerca de 30 alunos da Escola Municipal Jânio da Silva Quadros, saíram às ruas nesta quarta-feira, 1º, para chamar a atenção das pessoas sobre o autismo. O ponto escolhido foi a avenida Ataíde de Teive. A criançada conversou com os lojistas do local, na tentativa de informá-los sobre o assunto.

Quando perguntada sobre o porquê de usar a cor azul, Júlia Raila Teixeira, 10 anos, não hesitou em responder. “O azul foi definido como a cor símbolo do autismo, porque a síndrome é mais comum nos meninos”, respondeu. A menina conhece bem os sintomas do transtorno, pois tem um primo com autismo.
“As pessoas desconhecem a doença, por falta de informação. Eu já conhecia porque convivo com ele sempre. Nessa caminhada, estamos entregando panfletos que explicam os sintomas. É uma atitude muito legal, porque além de ensinar meus outros colegas de classe, nós informamos a população”, disse.
Durante a semana, os alunos e funcionários da escola participaram de palestras e receberam uma cartilha sobre o assunto. A rede de ensino do município possui 33 crianças com autismo, distribuídas em 13 escolas de 1º período ao 5º ano. A diretora da Escola Jânio Quadros, Maria de Jesus Santana, afirma que a iniciativa é mobilizar todas as pessoas para conhecer mais sobre a doença.
“É um transtorno comum, mas ainda desconhecido por falta de informação. Por isso, independente de data, procuramos abordar o assunto sempre com nossos alunos e funcionários. A escola é para todos, precisamos ter atitudes que melhorem a qualidade de vida das pessoas autistas” afirmou Maria.
A Escola Municipal Arco Íris também aderiu à semana do autismo com panfletagem em frente à sede, faixa expositiva confeccionada pelos alunos, palestras e apresentação de vídeos sobre o autismo. Na próxima segunda-feira, 6, será a vez da Escola Municipal Francisco de Souza Bríglia, no Pricumã, que encerrará as atividades da II Semana do Autismo com a distribuição de fitas azuis em frente da escola.
Dia Mundial de Conscientização – Celebrado anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007 , para a sensibilização acerca dessa questão. Segundo especialistas, acredita-se que a doença atinja aproximadamente 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como os autistas se comunicam e interagem com a sociedade.

Notícias Relacionadas

Prefeitura leva serviços sociais aos moradores do PA Nova Amazônia
Cidadania

Prefeitura leva serviços sociais aos moradores do PA Nova Amazônia

Cerca de 30 profissionais da Secretaria Municipal de Gestão Social percorreram 40 km para chegar até a vicinal 4, região do Murupú, para beneficiar os moradores com ações e serviços.

11/05/2015
Prefeitura de Boa Vista
 Escola Municipal Jóquei Clube realiza ação social para os moradores neste sábado
Cidadania

Escola Municipal Jóquei Clube realiza ação social para os moradores neste sábado

Serão oferecidos diversos serviços como atendimento médico com clínico geral e pediatria, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, palestras educativas e orientações na clínica odontológica sobre higiene bucal e aplicação de flúor.

12/06/2015
Prefeitura de Boa Vista
Resumo da semana - Veja as ações da Prefeitura
Cidadania

Resumo da semana - Veja as ações da Prefeitura

Nesta semana a Prefeitura de Boa Vista avançou na vacinação contra a covid-19, convocou aprovados no concurso da Guarda Municipal, antecipou o salário dos servidores, concluiu reforma geral do Hospital da Criança e entregou bloco cirúrgico. Tem mais! Acesse o link.

25/06/2021
Prefeitura de Boa Vista