O sábado, 22, último "Dia D" de vacinação contra o sarampo e a poliomielite movimentou as unidades básicas de saúde da Prefeitura de Boa Vista. A campanha é direcionada à crianças, na faixa etária de 6 meses até menores de 5 anos. Contra a poliomelite foram vacinadas 14.405 crianças o que representa 50,89% da meta estabelecida e contra o sarampo 10.534 doses foram aplicadas representando 45.76%.
Caroline Silva Brandão, 20 anos, aproveitou o sábado para levar o filho mais novo ao posto de saúde do Asa Branca. “A gente trabalha a semana inteira e fica sem tem tempo, aproveitei o dia de hoje para trazer meu filho, pois sei o quanto é importante esse ato. Procuro sempre manter o cartão de vacina em dia.”, relatou.
Embora, atualmente, o Brasil esteja livre da paralisia infantil, é fundamental a continuidade das campanhas de vacinação, para evitar a reintrodução do vírus no país. A iniciativa visa manter elevada a cobertura da vacina em todos os municípios para evitar a reintrodução do poliovírus selvagem, além de eliminar o sarampo.
Consciente sobre o assunto Warley, 26 anos, veio trazer o pequeno Lucas para receber as doses que precisava. Ele afirma que essa atitude dos pais é um ato de amor. “A gente sabe que dói um pouquinho, porém temos a consciência do bem que estamos fazendo para eles. Por meio da imunização o nosso país vai continuar livre dessas doenças. É tão rápido que nem deu tempo do meu filho chorar”, contou Warley.
Esse foi o último "Dia D" da campanha”realizado nesse anos , porém a vacinação continua das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda à sexta-feira, em todas as unidades de saúde da capital. A campanha nacional se encerra no próximo dia 28 de novembro
Números - Em 2013, mais de 24 mil crianças receberam a gotinha que protege contra a poliomielite, representando 95,02% do público alvo da campanha. Esse índice colocou Boa Vista entre as capitais brasileiras que conseguiram atingir a meta da campanha nacional.
Este ano a meta é vacinar contra a poliomelite 95% das cerca de 26.200 crianças existentes na capital. Com relação ao o sarampo, a expectativa é atingir também 23.019 crianças dentro da faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde , número que corresponde também a 95% do total estabelecido.
A ideia é reforçar os cuidados e os serviços disponibilizados na rede
Projeto implantado pela Prefeitura de Boa Vista, em março deste ano, a Assistência Médica Especializada por Telemedicina (Amete) já beneficiou 208 pacientes da rede municipal de saúde, nas sete especialidades de atendimentos (veja abaixo).
A Prefeitura de Boa Vista empossa nesta quinta-feira, 29, mais 29 aprovados no concurso público da Saúde realizado em 2019, para completar o quadro de profissionais do município. Esses profissionais vão reforçar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), Hospital da Criança Santo Antônio e Unidades Especializadas.