Permanecer horas sentado em frente ao computador digitando ou atendendo telefone faz parte da rotina de muitas pessoas. Para diminuir e prevenir incômodos como dores nos dedos e fadiga muscular devido ao esforço repetitivo, a Escola Municipal de Administração, em parceria com o Sest/Senat, iniciou nesta terça-feira, 14, aulas de ginástica laboral.
Mais de 50 servidores da Prefeitura de Boa Vista participaram da primeira aula, ministrada com a orientação de um fisioterapeuta. A atividade ocorrerá toda terça-feira, com turmas às 8h30 e às 9h30, no auditório do Palácio 9 de Julho.
A atividade é divida em duas turmas, com 15 minutos de exercícios cada uma. “Na prática, são feitos exercícios de alongamento, reforço muscular e mobilização. Além de não haver necessidade de roupa especial para fazer os exercícios, todos podem participar”, explicou o fisioterapeuta, Bruno de Freitas.
O trabalho atua na prevenção de doenças ocupacionais incluídas nos grupos de síndromes LER (Lesões por Esforços Repetitivo) e DORT ( Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho). Entre essas doenças, as mais comuns são tendinite, bursite e mialgias que afetam os músculos, nervos e tendões, principalmente, nos membros superiores.
“São pequenas ações que contribuem para melhorar a qualidade de vida dos nossos servidores. Além disso, a ginástica laboral diminui o risco de acidentes de trabalho, aumenta a capacidade de produção dos colaboradores, além de proporcionar interação entre os servidores” destacou a prefeita, Teresa Surita.
De acordo com o calendário de pagamento, a primeira parcela estava prevista para ser efetuada no dia 26 de junho. Porém, já vai ser paga no sábado, 13.
O sábado, 23, foi de mutirão, para buscar as documentações que comprove os dados exigidos por lei para inclusão desses servidores na Medida Provisória 660.
Só este ano, 259 servidores passaram por capacitações que contribuem na execução de tarefas diárias do serviço público