Os pequeninos internados no Hospital da Criança Santo Antônio tiveram uma tarde de alegria nesta quarta-feira, 8. Um grupo de estudantes de Enfermagem resolveu deixar os cadernos e livros de lado para usar perucas, chapéus e narizes de palhaço. Tudo para fazer uma pequena recreação com direito à música e muita diversão para as crianças hospitalizadas.
Munidas de violão, balões e, principalmente, disposição, as enfermeiras vestidas de “anjo” iam quarto por quarto levando ânimo às crianças dos blocos de internação. Entoando cantos e brincadeiras, o grupo de estudantes foi, aos poucos, transformando as carinhas tristonhas em rostos sorridentes. Até mesmo os pais entraram no clima para dançar e brincar juntos.
Aleff Dhonsley tem quatro anos e está internado para fazer uma cirurgia no canal da uretra. O pai dele, Aldemir Barros, afirmou que mais do que levar alegria, as enfermeiras vestidas de palhaço levam esperança ao menino.
“É muito importante este tipo de trabalho. Vemos nos olhos das crianças que a visita muda o clima e o ânimo deles. Porque se pra um adulto já complicado ficar dentro de um hospital, imagine para uma criança”, comentou Barros.
A diretora de Enfermagem da unidade hospitalar, Cíntia Brasil, explicou que o projeto é formado por alunos de enfermagem da Universidade Federal de Roraima. As atividades foram pensadas para dar mais conforto às crianças hospitalizadas. “Com essa ação, esperamos dar mais carinho e atenção aos pequenos”, destacou.
O projeto teve início, em Boa Vista, em outubro, mas a ideia é que seja permanente, com atividades duas vezes por semana. A ação é desenvolvida nacionalmente pelo Instituto Anjos da Enfermagem, em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem e Conselhos Regionais de Enfermagem.
Até domingo, 12, o Hospital segue com uma programação especial dedicada ao Dia das Crianças, com contação de histórias, teatro de fantoches, brincadeiras, cinema Kids, distribuição de brinquedos, apresentações artísticas e uma festa em alusão ao data.
A ideia é reforçar os cuidados e os serviços disponibilizados na rede
Projeto implantado pela Prefeitura de Boa Vista, em março deste ano, a Assistência Médica Especializada por Telemedicina (Amete) já beneficiou 208 pacientes da rede municipal de saúde, nas sete especialidades de atendimentos (veja abaixo).
A Prefeitura de Boa Vista empossa nesta quinta-feira, 29, mais 29 aprovados no concurso público da Saúde realizado em 2019, para completar o quadro de profissionais do município. Esses profissionais vão reforçar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), Hospital da Criança Santo Antônio e Unidades Especializadas.