Os alunos da Escola Municipal Raimundo Eloy Gomes participaram na manhã desta terça-feira, 9, de uma aula diferente. Todos foram direcionados a quadra da instituição e depararam-se com violoncelo, viola, violinos, zabumba e triângulo. O local recebeu o projeto Música na Mochila, desenvolvido pelo Instituto Boa Vista de Música em parceria com a Prefeitura de Boa Vista, que leva concertos didáticos musicais as escolas municipais.
Conforme os músicos assumiam os instrumentos, era possível observar os olhos atentos e curiosos da criançada sentada ao redor da orquestra. Uma violinista, integrante do Instituto, se fantasiou de Emília, personagem do Sítio do Pica Pau Amarelo, outra estava vestida de palhaça e atendia pelo nome de Do-ré-mi.
Com dinâmicas teatrais, as personagens interagiam com os estudantes e explicavam o nome e a função de cada instrumento. “Alguém sabe o que é música?”, perguntou a palhaça para as crianças. As respostas foram as mais diferentes e criativas possíveis. Porém no decorrer das atividades, eles queriam ouvir mesmo era o som da orquestra.
A orquestra tocou desde Bachiana até a popular Asa Branca. Pela primeira vez a estudante Ketlen dos Santos viu um violino. Segundo ela o instrumento emite um som diferente dos demais. Quando a apresentação encerrou, Ketlen não perdeu tempo e correu ao professor para poder ver de perto o que antes era desconhecido.
“É diferente. Parece um violão, mas é menor. Eu me arrisquei a tocar um pouco e o maestro disse que eu tenho jeito. Achei lindo e vou pedir para meus os pais me colocarem para fazer as aulas”, comentou Ketlen.
Os concertos iniciaram este mês e são apresentados durante o mês de setembro as terças e quintas-feiras, em colégios municipais. “A música consegue aproximar as pessoas de todos os lugares. Além das escolas da capital, a ação também contempla uma escola da área rural e outra de comunidade indígena” disse a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita.
“O projeto Música na Mochila tem a intenção de proporcionar aos alunos da rede pública de ensino o acesso a música erudita e popular, enriquecendo o aprendizado na área da música e despertando o seu gosto pela arte instrumental”, contou o presidente do Instituto, Sérgio Barros.
As próximas escolas que receberão o evento são:
Escola Municipal Raiar do Sol
Escola Municipal Rujane Severiano dos Santos
Escola Municipal Martinha Thury Vieira
Escola Municipal Balduíno Wottrich
Escola Municipal Indígena Vovô Antônia Celestina da Silva
No comando Dj Hasufire, Dj Grazziano e Dj Nico com setlists especiais para a pista virtual
Os shows serão transmitidos ao vivo pelos canais oficiais da prefeitura
Dj Hasufire; Flashback, a Festa e Dj Nico Rivero são as atrações do primeiro dia de apresentações