O trabalho de combate a criminalidade e a violência feito pela Guarda Civil Municipal terá um reforço importante. Na última sexta-feira, 8, a Presidente Dilma Roussef sancionou a lei que autoriza o porte de armas de fogo em corporações de todo o Brasil. Os guardas municipais passarão a ter direito ainda à estruturação em carreira única, com progressão funcional.
Com a aprovação da lei, os profissionais também deverão utilizar uniformes e equipamentos padronizados, mas sua estrutura hierárquica não poderá ter denominação idêntica ao das forças militares. O superintendente da Guarda, Daniel Mangabeira, fala da luta da corporação e a ansiedade pela sanção da lei.
“Estávamos aguardando essa vitória há alguns anos. Essa lei vem reconhecer todo o trabalho dos guardas de todo o país e valorizar a categoria. Vamos preparar toda a corporação para que possamos desenvolver um trabalho que proporcione mais segurança a população”, explicou Daniel.
A partir de agora as novas atribuições serão articuladas pelo Conselho Nacional das Guardas, que vai decidir os parâmetros, por meio da lei, para todas as corporações de acordo com cada região. A Guarda terá até dois anos para se adaptar às novas regras.
O grupamento recebeu 14 sacos de ração de 14kg, de um total de 2 toneladas arrecadados nos últimos dois meses pelo projeto
Os exames vão acontecer nos dias 4 e 5 de agosto
A Prefeitura de Boa Vista convocou 46 aprovados no concurso da Guarda Civil Municipal (GCM), aptos no exame médico. Essa é a 4ª etapa do certame. A relação com os nomes dos candidatos foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira, 27. O município retomou o cronograma do certame, suspenso desde abril do ano passado devido a pandemia da covid-19.