Portal PRESSEM

Dia Nacional do Teste do Pezinho é marcado por ação
Saúde

Dia Nacional do Teste do Pezinho é marcado por ação

01/12/2014

Nesta sexta-feira, 6, comemora-se o Dia Nacional do Teste do Pezinho e para celebrar a data, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu durante todo o dia uma ação nas unidades de Saúde do município. Com panfletagem e orientação sobre o teste, a proposta tinha como objetivo alertar os pais sobre a importância do exame.

“O objetivo da Secretaria de Saúde é conscientizar as famílias. O Teste do Pezinho é uma ação preventiva que permite fazer o diagnóstico de diversas doenças precocemente, por isso a Prefeitura de Boa Vista intensificou as ações de promoção do exame”, explicou a prefeita Teresa Surita.

Mayara Souza, 18 anos, levou o filho recém nascido, Pietro, para fazer o teste no Centro de Saúde Asa Branca. Ela contou que mesmo ficando apreensiva, entende a importância de se fazer o exame. “Fiquei aflita quando ele começou a chorar por causa da furadinha no pé, mas sei que isso é para o bem dele”, disse a mãe.

A coordenadora de Saúde da Criança e Triagem Neonatal, Maraceli Barbosa, aproveitou a data para fazer um apelo aos pais que não deixem de levar os filhos para fazer o teste. “É primordial que a criança faça esse exame, de preferência entre o terceiro e o quinto dia de vida. O exame garante uma melhor qualidade de vida para essa criança no futuro”, frisou.

Durante todo o mês de junho, a coordenação fará palestras educativas para gestantes nas unidades de Saúde de Boa Vista. Também vai orientar sobre a saúde do bebê fará distribuição de panfletos educativos sobre a temática.


O Teste – O Teste do Pezinho é um exame laboratorial feito nos primeiros dias de vida da criança. É rápido e tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que poderão causar lesões irreversíveis no bebê, como:
- Hipoparatireoidismo congênito (glândula tireoide não é capaz de produzir quantidades adequadas de hormônios),
- Fenilcetonuria (doença do metabolismo),
- Doença falciforme e outras hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue),
- Fibrose Cística (ausência de secreção de enzimas pancreáticas e secreção excessiva de muco nos pulmões),
- Hiperplasia Adrenal Congênita (afeta a produção de enzimas pelas glândulas supra-renais apresentando vários sintomas, inclusive a forma perdedora de sal)
- Deficiência de Biotinidase (afeta o metabolismo e pode levar a incapacidade de absorção de vitamina contida nos alimentos).

Notícias Relacionadas

Prefeitura reforça importância da prevenção contra as hepatites virais
Saúde

Prefeitura reforça importância da prevenção contra as hepatites virais

A ideia é reforçar os cuidados e os serviços disponibilizados na rede

28/07/2021
Prefeitura de Boa Vista
Telemedicina -  Projeto beneficia mais de 200 pacientes da rede municipal com consultas especializadas
Saúde

Telemedicina - Projeto beneficia mais de 200 pacientes da rede municipal com consultas especializadas

Projeto implantado pela Prefeitura de Boa Vista, em março deste ano, a Assistência Médica Especializada por Telemedicina (Amete) já beneficiou 208 pacientes da rede municipal de saúde, nas sete especialidades de atendimentos (veja abaixo).

21/07/2021
Prefeitura de Boa Vista
Convite - Prefeitura empossa novos servidores da  Saúde  nesta quinta – feira, 29
Saúde

Convite - Prefeitura empossa novos servidores da Saúde nesta quinta – feira, 29

A Prefeitura de Boa Vista empossa nesta quinta-feira, 29, mais 29 aprovados no concurso público da Saúde realizado em 2019, para completar o quadro de profissionais do município. Esses profissionais vão reforçar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), Hospital da Criança Santo Antônio e Unidades Especializadas.

29/07/2021
Prefeitura de Boa Vista