A voz é um dos instrumentos mais importantes para a comunicação entre as pessoas e em algumas profissões ela é indispensável. Visando uma destas profissões, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, desenvolve nas escolas municipais o projeto Saúde Vocal destinado aos professores.
O curso será coordenado pela fonoaudióloga da Smec, Fernanda Ross. Nesta quinta-feira, 24, as atividades serão realizadas na Escola Juslany de Souza Flores, na rua 08, n° 289, bairro Jardim Tropical, e na próxima terça-feira, 29, será na escola Raimundo Eloy Gomes, localizada na avenida CC-22, no Conjunto Cidadão, a partir das 14h30.
“A comunicação é a tônica para a socialização e a voz desempenha uma importante função nesse processo. Esse projeto tem sido muito importante porque queremos nossos profissionais com uma melhor qualidade vocal, e consequentemente uma melhor qualidade de vida também”, comentou a prefeita Teresa Surita.
Por enquanto, o projeto é desenvolvido em duas escolas, mas a proposta da Prefeitura é atender todas as unidades de ensino do município. Por meio de palestras e atividades em sala de aula, a ideia é trabalhar a prevenção para que os docentes gerem o hábito de cuidar da própria voz.
A fonoaudióloga Fernanda Ross disse que além de alertar os professores sobre alguns cuidados básicos eles são informados sobre o funcionamento do sistema que produz a voz, os danos causados às cordas vocais com o mau uso da voz, a higiene e como deve ser feito o aquecimento vocal antes de usar a voz em sala de aula.
“O projeto teve início este ano, e tem sido bastante gratificante para os professores. Tudo o que eles aprendem com os profissionais pode ser repassado aos próprios alunos como forma de conhecimento”, informou Fernanda.
A ideia é reforçar os cuidados e os serviços disponibilizados na rede
Projeto implantado pela Prefeitura de Boa Vista, em março deste ano, a Assistência Médica Especializada por Telemedicina (Amete) já beneficiou 208 pacientes da rede municipal de saúde, nas sete especialidades de atendimentos (veja abaixo).
A Prefeitura de Boa Vista empossa nesta quinta-feira, 29, mais 29 aprovados no concurso público da Saúde realizado em 2019, para completar o quadro de profissionais do município. Esses profissionais vão reforçar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), Hospital da Criança Santo Antônio e Unidades Especializadas.