Portal PRESSEM

Saúde: Congresso discute força e protagonismo dos gestores municipais do SUS
Saúde

Saúde: Congresso discute força e protagonismo dos gestores municipais do SUS

01/12/2014

A Prefeitura de Boa Vista realizou na manhã desta segunda-feira, 7, a abertura do I Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Roraima. O objetivo é fortalecer os gestores do SUS para uma maior integração e protagonismo no fortalecimento regional e local. O evento acontece até esta quarta-feira, 9, das 8h as 12h e das 14 as 18h, no Espaço Ideias, localizado na rua Gov. Aquilino Mota Duarte, 1771, no São Francisco.

Estiveram presentes os representantes do Ministério da Saúde, Marcelo Machado e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Denise Rinehart. O secretário municipal de Saúde, Marcelo Lopes, disse que a forma de organização do SUS ao longo dos 25 anos, fez com que o sistema amadurecesse e destacou a participação de todos nesse processo.

“O congresso será anual e o apoio aos secretários municipais acontecerá de maneira permanente, para que possamos desenvolver um mapa da saúde de Roraima a fim de melhorar a saúde do cidadão O estado de Roraima tem especificidades. Regiões distintas como Uiramutã, Caroebe e Boa Vista, possuem modelos diferentes um do outro. Essa é um das qualidades do Sistema Único de Saúde e o objetivo do congresso é preparar os gestores para que o acesso ao serviço de saúde chegue de verdade à população”, disse o secretário.

Dentro da programação desta segunda-feira estão as palestras: Planejamento, com destaque para os instrumentos de gestão e a participação da comunidade na saúde; Financiamento, com destaque à gestão do Fundo Municipal de Saúde e o papel dos secretários como ordenadores da despesa.

Nesta terça-feira, 8, a programação segue com as palestras: Redes de atenção à saúde em Roraima: Os desafios na implementação; Força de trabalho no SUS: Mais Médicos e sua universalização em Roraima. No encerramento do Congresso, dia 9, será abordado o tema Atenção Básica, com ênfase nos principais desafios para sua implantação em Roraima.

Conselho – O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Roraima é o mais novo do país com o compromisso de garantir a união dos secretários de saúde de Roraima em torno dos objetivos comuns. “Priorizei a criação do conselho para trazer para Roraima tudo que já é feito no restante do país.

Notícias Relacionadas

Prefeitura reforça importância da prevenção contra as hepatites virais
Saúde

Prefeitura reforça importância da prevenção contra as hepatites virais

A ideia é reforçar os cuidados e os serviços disponibilizados na rede

28/07/2021
Prefeitura de Boa Vista
Telemedicina -  Projeto beneficia mais de 200 pacientes da rede municipal com consultas especializadas
Saúde

Telemedicina - Projeto beneficia mais de 200 pacientes da rede municipal com consultas especializadas

Projeto implantado pela Prefeitura de Boa Vista, em março deste ano, a Assistência Médica Especializada por Telemedicina (Amete) já beneficiou 208 pacientes da rede municipal de saúde, nas sete especialidades de atendimentos (veja abaixo).

21/07/2021
Prefeitura de Boa Vista
Convite - Prefeitura empossa novos servidores da  Saúde  nesta quinta – feira, 29
Saúde

Convite - Prefeitura empossa novos servidores da Saúde nesta quinta – feira, 29

A Prefeitura de Boa Vista empossa nesta quinta-feira, 29, mais 29 aprovados no concurso público da Saúde realizado em 2019, para completar o quadro de profissionais do município. Esses profissionais vão reforçar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), Hospital da Criança Santo Antônio e Unidades Especializadas.

29/07/2021
Prefeitura de Boa Vista