Em alusão ao mês da mulher, neste sábado (22), a Prefeitura de Boa Vista promoveu um dia de ações de saúde para as moradoras do bairro Liberdade. Os atendimentos iniciaram a partir das 8h, na escola Camilo Dias.
A ação teve a parceria dos alunos do Sesc, Senac e Faculdade Fares. Mais de 300 mulheres contaram com os serviços de teste rápido (HIV, Sífilis e Hepatite B e C), coleta de exame preventivo, consulta médica, atendimento odontológico pela unidade móvel do Odontosesc, e atualização de cartão de vacina, incluindo o da HPV para as meninas de 11 a 13 anos.
“Estamos disponibilizando esses serviços em diversos bairros da capital para a população. Hoje, é um dia dedicado ao público feminino, para que elas possam desfrutar do atendimento médico perto de casa”, disse a prefeita Teresa Sutita.
A recepcionista Patrícia Vieira, 35, falou da necessidade dessas ações serem realizadas no local. “Moro no bairro e sempre que preciso tenho que me deslocar para uma unidade de saúde de outro bairro. Hoje foi bom. Aproveitei para atualizar meu exame preventivo e tudo ocorreu com mais facilidade e agilidade. Nós, mulheres, agradecemos pelo prestígio”, destacou.
Ainda no local, uma equipe do Família que Acolhe encaminhou as grávidas com perfil para serem atendidas pelo programa.
A ideia é reforçar os cuidados e os serviços disponibilizados na rede
Projeto implantado pela Prefeitura de Boa Vista, em março deste ano, a Assistência Médica Especializada por Telemedicina (Amete) já beneficiou 208 pacientes da rede municipal de saúde, nas sete especialidades de atendimentos (veja abaixo).
A Prefeitura de Boa Vista empossa nesta quinta-feira, 29, mais 29 aprovados no concurso público da Saúde realizado em 2019, para completar o quadro de profissionais do município. Esses profissionais vão reforçar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), Hospital da Criança Santo Antônio e Unidades Especializadas.