Os fins de semana do boa-vistense que costuma frequentar as praças da capital estão se tornando cada vez mais tranquilos e seguro. É que, há três semanas, a Prefeitura de Boa Vista tem intensificado a segurança nestes espaços de lazer. Por meio da operação Praça: um ambiente familiar, a Guarda Civil Municipal (GCM) tem marcado presença constante nos locais.
Nesse sábado (1º), as ações ocorreram nas praças das Águas (Centro), do Mirandinha e da Amoca (bairro Caçari) e na Orla Taumanan. O objetivo, segundo a prefeita Teresa Surita, é tornar os espaços um ambiente familiar. “Os frequentadores desses espaços querem e precisam se sentir seguros. A presença da Guarda Civil Municipal tem recebido aprovação total da população”, disse.
As ações contam com 40 guardas municipais que se concentram na praça das Águas e seguem fazendo as rondas em outras, todos os sábados. Eles são divididos por setores em pontos estratégicos nos locais. Nesse sábado, não foi registrada nenhuma ocorrência. Segundo o inspetor João de Deus, coordenador da operação, a constante presença dos guardas tem diminuído o índice de ocorrências.
“A nossa intenção é eminentemente preventiva para resguardar e manter a tranqüilidade nos locais, tornando o ambiente seguro e confiável, mas se for necessário reprimir, tomaremos as medidas cabíveis em cada circunstância”, explicou João de Deus.
Operação
A ação foi uma determinação de Teresa e idealizada pela Superintendência da Guarda Civil Municipal, com apoio da Secretaria de Segurança Urbana e Trânsito. Está em sua terceira semana, com resultados positivos. Hoje, a GCM possui 257 guardas, mesmo com o efetivo reduzido, todos abraçaram a causa e alguns, mesmo no seu horário de folga, quando solicitados se disponibilizam a participar da operação.
O grupamento recebeu 14 sacos de ração de 14kg, de um total de 2 toneladas arrecadados nos últimos dois meses pelo projeto
Os exames vão acontecer nos dias 4 e 5 de agosto
A Prefeitura de Boa Vista convocou 46 aprovados no concurso da Guarda Civil Municipal (GCM), aptos no exame médico. Essa é a 4ª etapa do certame. A relação com os nomes dos candidatos foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira, 27. O município retomou o cronograma do certame, suspenso desde abril do ano passado devido a pandemia da covid-19.