Com o objetivo de alertar a população sobre os riscos que o consumidor é submetido a partir do momento que utiliza a internet para compras, o Procon Municipal divulga e adverte aos consumidores boa-vistenses sobre o número de sites não recomendados para compras por meia desta ferramenta. O levantamento dos sites tem sido realizado desde 2011 e atualmente o número já passa de 300.
A Coordenadoria Executiva do Procon Municipal de Boa Vista recomenda que, antes de utilizar o meio de comércio eletrônico, os consumidores se certifiquem se os sites nos quais pretendem realizar compras são confiáveis.
“É importante que os consumidores pesquisem na listagem fornecida e no próprio site da loja, verificando o protocolo de segurança, localizado na barra de ferramentas “cadeado”. Antes de efetuar uma compra é aconselhável visualizar fóruns de reclamações ou índice de satisfação dos produtos que pretende adquirir”, disse a diretora executiva do Procon Municipal, Maria Helena Veronese.
Segundo ela, já está em vigor o Decreto Federal nº 7.962/13, que trata do e-commerce e exige uma conduta diferente dos sites de compra. Em caso de infração, os proprietários das lojas virtuais podem sofrer penas que vão de multa ao fechamento do estabelecimento. “Dessa forma, o consumidor terá mais garantias ao efetuar suas compras on-line, assim como o vendedor, em provar sua idoneidade e profissionalismo”, disse Maria Helena.
O Procon Boa Vista trabalha para garantir e proteger os direitos dos consumidores, atuando através de ações preventivas e educativas, por meio de informações e buscando soluções aos conflitos nas relações de consumo que chegam por meio das reclamações dos consumidores.
Para conferir a lista com os sites não recomendados pelo Procon, basta acessar aqui .
Cerca de 30 profissionais da Secretaria Municipal de Gestão Social percorreram 40 km para chegar até a vicinal 4, região do Murupú, para beneficiar os moradores com ações e serviços.
Serão oferecidos diversos serviços como atendimento médico com clínico geral e pediatria, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, palestras educativas e orientações na clínica odontológica sobre higiene bucal e aplicação de flúor.
Nesta semana a Prefeitura de Boa Vista avançou na vacinação contra a covid-19, convocou aprovados no concurso da Guarda Municipal, antecipou o salário dos servidores, concluiu reforma geral do Hospital da Criança e entregou bloco cirúrgico. Tem mais! Acesse o link.