A valorização do servidor público vem sendo uma das formas de trabalho da Prefeita Teresa Surita, que desde que iniciou a sua gestão vem se esforçando para atualizar a questão salarial e proporcionar melhorias nas condições de trabalho. Uma das categorias beneficiadas recentemente foi a Guarda Civil Municipal (GCM). 139 guardas receberam promoções e progressões funcionais atrasadas há três anos. Os Decretos de promoção e progressão estão publicados no Diário Oficial do Município, n° 3548, de 31 de outubro.
Guardas de cinco especialidades receberam a promoção de inspetor de área, inspetor, subinspetor, 1º classe e 2º classe. A solenidade de mudança de categoria funcional, com troca de divisas, ocorreu na manhã dessa quarta-feira (13), com a presença da prefeita, secretários estaduais e municipais, vereadores e familiares, em frente ao Palácio 9 de julho.
Para o inspetor de área, Pedro de Souza, que há 23 anos atua na instituição, essa era uma reivindicação antiga da categoria. “Agradecemos à prefeita Teresa, que com dez meses de gestão nos proporcionou o que é de direito. Essa era uma reivindicação antiga da nossa categoria. Honro a Guarda. É daqui que tiro o meu sustento e o de minha família. Gosto do que faço. Com certeza iremos trabalhar mais motivados”, destacou.
Durante a solenidade, a prefeita falou sobre o trabalho que está sendo desenvolvido e a implementação de algumas melhorias, como a aquisição de 15 viaturas operacionais; rádios digitais para atender a GCM e a SMTRAN (Superintendência Municipal de Trânsito); convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública para aquisição de equipamentos; repasse de 15 aparelhos de armamento não letal; entre outros.
“Estamos avançando no nosso trabalho, conscientes das dificuldades. Juntos encontraremos caminhos para proporcionar uma condição melhor de trabalho, que possa também oferecer a segurança que a população espera. Queremos que a Guarda seja referência nacional e, para isso, estamos fortalecendo cada vez mais a melhoria dos serviços. Fico feliz por fazer parte desse processo de promoção dos guardas. Não mediremos esforços para fazer o que for necessário em favor da classe”, disse a prefeita.
De acordo com o calendário de pagamento, a primeira parcela estava prevista para ser efetuada no dia 26 de junho. Porém, já vai ser paga no sábado, 13.
O sábado, 23, foi de mutirão, para buscar as documentações que comprove os dados exigidos por lei para inclusão desses servidores na Medida Provisória 660.
Só este ano, 259 servidores passaram por capacitações que contribuem na execução de tarefas diárias do serviço público