A Prefeitura de Boa Vista promove nesta sexta-feira (11), o 1° Seminário Municipal de Vigilância em Saúde do Trabalhador, com o tema “Implantando a Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora: um enfoque na intersetorialidade”. O evento ocorre durante todo o dia, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Auditório da Justiça Federal, na avenida Getúlio Vargas, Canarinho.
A programação conta com palestras e debates, com a participação de profissionais reconhecidos na área de saúde do trabalhador, tanto na academia como no serviço, e convidados. O objetivo, de acordo com o secretário de saúde, Marcelo Lopes, é apresentar e debater temas como vigilância em saúde do trabalhador; a política de saúde desse profissional e seu aspecto intersetorial.
A política de saúde constitui ações implementadas pelo Estado visando garantir que o trabalho base da organização social e direito humano fundamental seja realizado em condições que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, a realização pessoal e social dos trabalhadores, sem prejuízo para sua saúde, integridade física e mental.
Podem participar do evento, acadêmicos, profissionais da área de saúde e da vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental, profissionais de instituições públicas com atuação no campo saúde – trabalho e controle social (sindicatos, representações e trabalhadores).
Intersetorialidade
É a prática que requer articulação, vinculações, ações complementares, relações horizontais entre parceiros e interdependência de serviços para garantir a integralidade das ações.
De acordo com o calendário de pagamento, a primeira parcela estava prevista para ser efetuada no dia 26 de junho. Porém, já vai ser paga no sábado, 13.
O sábado, 23, foi de mutirão, para buscar as documentações que comprove os dados exigidos por lei para inclusão desses servidores na Medida Provisória 660.
Só este ano, 259 servidores passaram por capacitações que contribuem na execução de tarefas diárias do serviço público