De 1º a 3 de outubro, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) estarão na Escola Municipal Dalício Farias Filho, bairro Santa Tereza II, para realização de atendimentos médicos. As atividades serão das 8h às 12h e das 14h às 17h e fazem parte das ações da Campanha Nacional contra a Hanseníase, Geohelmintíase e Tracoma. A unidade de ensino fica localizada na rua Piraíba, nº 1584. Até o momento cinco escolas foram atendidas pela campanha.
O objetivo é identificar casos suspeitos de hanseníase através do método do espelho, que consiste em um formulário a ser preenchido por pais e/ou responsáveis. Também será aplicado um tratamento preventivo contra verminoses e a identificação de casos suspeitos de tracoma, em menores de 10 anos. As equipes de saúde já realizaram 2.514 exames de tracoma, sendo que 300 foram positivos; 617 exames de hanseníase e 2.520 tratamentos para verminose.
“É muito importante que os pais e os responsáveis autorizem a realização destes exames. Nossa intenção é levar a saúde à comunidade, mas para garantir isso precisamos da colaboração de todos”, afirmou o secretário de Saúde, Marcelo Lopes. A escola Dalício Farias Filho possui 684 alunos e 71 funcionários que também serão atendidos. Caso seja diagnosticada alguma das três doenças, a pessoa receberá as orientações e o devido tratamento.
A ideia é reforçar os cuidados e os serviços disponibilizados na rede
Projeto implantado pela Prefeitura de Boa Vista, em março deste ano, a Assistência Médica Especializada por Telemedicina (Amete) já beneficiou 208 pacientes da rede municipal de saúde, nas sete especialidades de atendimentos (veja abaixo).
A Prefeitura de Boa Vista empossa nesta quinta-feira, 29, mais 29 aprovados no concurso público da Saúde realizado em 2019, para completar o quadro de profissionais do município. Esses profissionais vão reforçar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), Hospital da Criança Santo Antônio e Unidades Especializadas.