Portal PRESSEM

Táxis convencionais são fiscalizados
Transporte Urbano

Táxis convencionais são fiscalizados

01/12/2014

Os táxis convencionais estão sendo fiscalizados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) e pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). O objetivo é verificar o cumprimento das normas estabelecidas pela legislação que regulamenta o serviço, além de garantir a segurança dos taxistas e pedestres.

A primeira ação foi realizada na quinta-feira (15), com blitz educativa no Aeroporto e na Rodoviária Internacional de Boa Vista. Durante a ação, as equipes verificaram se a parte visual do veículo está de acordo com o padrão estabelecido pela Emhur e se a documentação está em dia. Foi realizada ainda a aferição do taxímetro.

O número do veículo, registrado na Emhur, deve estar visível. Segundo o presidente da Emhur, Edgard Magalhães, é muito importante que os taxistas cumpram essa recomendação. “É através da numeração que o passageiro pode denunciar o motorista, caso seja observada alguma irregularidade ou até mesmo localizar o veículo em caso de pertences esquecidos dentro do carro”, destacou o presidente.

O Ipem é responsável pela aferição do taxímetro. O equipamento deve estar lacrado, com o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e localizado em um lugar em que todos os passageiros possam enxergar com facilidade. Caso o lacre do equipamento esteja rompido, o motorista terá um prazo de 10 dias para regularizar. O diretor do Instituto, Wilson Jordão, destacou a importância de realizar a fiscalização em conjunto. “Estamos unindo forças e competências para garantir segurança à população e aos próprios taxistas”, frisou.

Outra norma é manter o extintor de incêndio dentro do prazo de validade. Se o extintor estiver vencido, a troca deve ser feita imediatamente. A ação é educativa e informativa. No caso de constatação de irregularidade, o motorista receberá um prazo para regularizar a situação.

Notícias Relacionadas

Terminal José Campanha Wanderley já voltou a funcionar
Transporte Urbano

Terminal José Campanha Wanderley já voltou a funcionar

Os usuários estavam ocupando uma estrutura temporária para ter acesso aos ônibus, mas desde essa terça-feira, 2, já retornaram para o terminal, onde utilizam os serviços normalmente.

08/06/2015
Prefeitura de Boa Vista
Prefeitura ouve mototaxistas que discordam de projeto aprovado por vereadores
Transporte Urbano

Prefeitura ouve mototaxistas que discordam de projeto aprovado por vereadores

Durante o encontro foram ouvidas algumas reivindicações da categoria em relação ao projeto, que conforme os próprios representantes, possui diversas lacunas e pontos que, de certa forma, desfavorecem a categoria

09/06/2021
Prefeitura de Boa Vista
Com aquisição de novos ônibus, Boa Vista passa a ter frota com 100% de acessibilidade
Transporte Urbano

Com aquisição de novos ônibus, Boa Vista passa a ter frota com 100% de acessibilidade

Como parte da programação de aniversário do município, a Prefeitura vai entregar no início de julho 12 novos veículos 0/km, com ar condicionado, poltronas estofadas, iluminação em led e elevador para cadeirantes

23/06/2015
Prefeitura de Boa Vista