O programa Menino do Dedo Verde foi retomado. As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira, no Horto Municipal, localizado no Parque Anauá, e beneficia 100 adolescentes de 14 a 17 anos. A ação faz parte das metas de trabalho da prefeita Teresa Surita, que garantiu o retorno dos programas sociais com pagamento de bolsa.
Os integrantes do Dedo Verde recebem uma bolsa mensal no valor R$ 180,00 para complementar a renda familiar, além de lanche, uniforme e vale-transporte. Nessa nova etapa, o programa volta cheio de novidades. “Os jovens não só aprenderão sobre responsabilidade ambiental e sustentabilidade, mas também deverão atuar como multiplicadores das ações em casa e na comunidade”, explicou a secretária municipal de Gestão Social, Tarciana Xavier.
Os adolescentes também recebem orientações sobre valores éticos, respeito ao próximo e participam de palestras que abordam temas como família, meio ambiente e combate às drogas. O programa inclui ainda atividades práticas sobre horticultura, manejo de viveiro, composto orgânico e paisagismo.
O conhecimento repassado serve para fortalecer mais o convívio em família e a prática oportuniza o aprendizado de uma profissão. “Sinto-me muito bem aqui. É um projeto bacana que nos ajuda na integração e convívio com a família. Somos incentivados diariamente pelos monitores a respeitar e a cuidar do meio ambiente. Estou ansiosa pra começar a cuidar do jardim e plantar hortaliças”, destacou Alexsandra França, 14, estudante da 8ª série e moradora do bairro 13 de setembro.
O encontro será na sexta-feira, 12, das 8h30 às 11h, no Centro Empresarial Ideias e Negócios, na rua Governador Aquilino Mota Duarte, bairro São Francisco.
O benefício é destinado às pessoas idosas, a partir de 65 anos de idade, e às pessoas com deficiência, de qualquer idade, que comprovem não possuir meios de prover a sua própria subsistência.
O evento será na sexta-feira, 29, às 15h, no Cras São Francisco, na rua Rodrigo Peres de Figueiredo, nº 317, no bairro Calungá.