A prefeita Teresa Surita anunciou nessa quarta-feira (3) a convocação de 900 profissionais aprovados no concurso público da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). A convocação é uma das medidas adotadas pela atual administração para garantir a melhoria dos serviços de saúde que foram afetados pelos problemas da gestão anterior. A primeira chamada de servidores deverá ser publicada no dia 15 deste mês.
Os profissionais irão atuar na rede de Atenção Básica, atendendo as 32 unidades básicas de saúde e Hospital da Criança Santo Antônio, melhorando a oferta de serviços e a qualidade do atendimento oferecido à população. A convocação dos aprovados é mais um compromisso da prefeita Teresa Surita, que tem como meta do seu plano de governo profissionalizar o serviço público.
“A situação que mais nos preocupa hoje é a saúde. Recebemos a secretaria em situação caótica e adotamos medidas essenciais para chegar ao equilíbrio orçamentário da pasta e melhorar as condições de trabalho e remuneração dos nossos servidores. Com as alterações do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações, vamos oferecer mais incentivos para que nossos profissionais atuem na rede municipal de saúde, beneficiando toda a população que precisa desse serviço”, afirmou Teresa.
A proposta de alteração do PCCR da Saúde regulamentou a carga horária dos profissionais e extinguiu os vínculos precários no contrato dos servidores. A nova redação também permitirá que a Prefeitura efetue o enquadramento de mais de 300 servidores estatutários que, atualmente, recebem remuneração incompatível com a categoria.
“Com a aprovação do PCCR temos as condições necessárias para convocar os novos servidores, melhorar a remuneração dos trabalhadores da saúde e oferecer uma nova estrutura de atendimento aos nossos usuários, com garantia de profissionais capacitados para a função que irão desempenhar”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Lopes.
Os demais aprovados no concurso serão convocados de acordo com a necessidade da administração municipal. Ao todo, 8.469 candidatos se inscreveram às vagas de ampla concorrência e 92 às vagas destinadas a pessoas com deficiência. Foram ofertadas 1.114 vagas para os cargos de níveis médio, técnico e superior.
De acordo com o calendário de pagamento, a primeira parcela estava prevista para ser efetuada no dia 26 de junho. Porém, já vai ser paga no sábado, 13.
O sábado, 23, foi de mutirão, para buscar as documentações que comprove os dados exigidos por lei para inclusão desses servidores na Medida Provisória 660.
Só este ano, 259 servidores passaram por capacitações que contribuem na execução de tarefas diárias do serviço público