A Prefeitura de Boa Vista realiza no dia 24 deste mês a solenidade de posse de 821 servidores aprovados no concurso público da Secretaria Municipal de Educação (SMEC), correspondente à primeira chamada. A convocação dos servidores é um compromisso da prefeita Teresa Surita, que colocou a educação e a profissionalização do serviço público municipal entre as prioridades de sua gestão. Os concursados irão atuar na rede municipal de ensino, fortalecendo as ações educacionais desenvolvidas pela atual administração.
A medida também representa a etapa final de adequação para o cumprimento integral da lei do piso nacional dos professores. “Nossa meta é profissionalizar o serviço público. Com a posse desses novos servidores, concluímos a adequação à lei do piso nacional da categoria, garantindo que não falte professor na sala de aula e que nossos profissionais possam dedicar um terço da sua carga horária para atividades de planejamento fora da sala de aula”, afirmou a prefeita.
A meta inicial da atual administração é convocar os 915 profissionais, incluindo os classificados no cadastro de reserva para os cargos de professor de educação física e cuidador escolar. Os demais aprovados serão chamados conforme a necessidade da administração municipal. “A convocação desses 821 profissionais resguarda o direito daqueles profissionais classificados no número de vagas ofertado no edital. Mas, nos próximos dias, vamos cumprir a orientação da prefeita Teresa Surita e completar nosso quadro de servidores com a convocação dos professores de educação física e cuidadores escolares selecionados nas vagas ofertadas para o cadastro de reserva”, explicou o secretário Municipal de Administração, Edimir Neto.
“A chegada dos novos servidores é fundamental para estruturarmos a rede de ensino de Boa Vista. Teremos profissionais habilitados para estar em sala de aula e preparados para atender as necessidades dos nossos alunos, melhorando a qualidade do ensino público municipal”, afirmou Rodrigo Jucá, secretário Municipal de Educação.
Nesta etapa, foram convocados 30 professores de educação física, 472 professore de educação básica, 69 assistentes administrativos e 250 cuidadores de escola, incluindo pessoas com deficiência. Após a posse, os novos servidores participarão de capacitações para conhecer a estrutura administrativa da SMEC e as metas educacionais da atual administração.
Entrega documentos
Os candidatos convocados nesta chamada têm até a próxima quarta-feira (10) para fazer a entrega dos documentos exigidos no edital. O atendimento é realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. O edital de convocação, com a lista dos documentos necessários, foi publicado no Diário Oficial do Município de n° 3458. O documento está disponível aqui .
De acordo com o calendário de pagamento, a primeira parcela estava prevista para ser efetuada no dia 26 de junho. Porém, já vai ser paga no sábado, 13.
O sábado, 23, foi de mutirão, para buscar as documentações que comprove os dados exigidos por lei para inclusão desses servidores na Medida Provisória 660.
Só este ano, 259 servidores passaram por capacitações que contribuem na execução de tarefas diárias do serviço público